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Abstract(s)
Tesla's rapid development in recent years has attracted enormous attention in the automotive industry as well as from many other branches. This thesis explores Tesla's competitive advantage in the automotive industry, focusing on the role of autonomous driving technology and the Gigafactories. It explores the extent to which these two factors contribute to Tesla's disruptiveness. Although Tesla's innovations have already been groundbreaking, some of them are still in the development phase. The ADT might reach its full potential soon, while the Gigafactory concept has already made its mark on the industry. To analyse the extent to which these variables influence disruptiveness, a triangulation was applied in this academic paper. Qualitative data was obtained through semi-structured interviews with experts who hold relevant positions in the automotive and consulting industries. Quantitative data was systematically obtained by conducting a survey. The research question was created and built on the literature and is grounded on the basic theories of qualitative and quantitative research. Using triangulation, we concluded with this scientific paper that both variables are the reason for Tesla's disruptive success. The tech company's innovations are important components of the rapidly developing e-mobility market. The empirical results of the study in conjunction with the existing literature, underline the correlation and relevance of the Giga concept and the ADT. The outcomes of this study go beyond Tesla's current market position and provide insights for future research and findings on the adoption of electric vehicles, autonomous driving, and the disruptive impact on the automotive and the mobility market.
O rápido desenvolvimento da Tesla nos últimos anos tem atraído uma enorme atenção na indústria automóvel, bem como em muitos outros ramos. Esta tese explora a vantagem competitiva da Tesla na indústria automóvel, centrando-se no papel da tecnologia de condução autónoma e das Gigafactories. Explora em que medida estes dois factores contribuem para o carácter disruptivo da Tesla. Embora as inovações da Tesla já tenham sido revolucionárias, algumas delas ainda estão em fase de desenvolvimento. Para analisar em que medida estas variáveis influenciam a disrupção, foi aplicada uma triangulação neste trabalho académico. Os dados qualitativos foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com peritos que ocupam cargos relevantes nas indústrias automóvel e de consultoria. Os dados quantitativos foram obtidos de forma sistemática através da realização de um inquérito. A questão de investigação foi criada com base na pesquisa bibliográfica. Utilizando a triangulação, concluímos com este artigo científico que ambas as variáveis são a razão do sucesso disruptivo da Tesla. As inovações da empresa tecnológica são componentes importantes do mercado da mobilidade eletrónica em rápido desenvolvimento. Os resultados empíricos do estudo, em conjunto com a literatura existente, sublinham a correlação e a relevância do conceito Giga e do ADT. Os resultados deste estudo vão para além da atual posição de mercado da Tesla e fornecem informações para futuras investigações e conclusões sobre a adoção de veículos eléctricos, a condução autónoma e o impacto disruptivo no mercado automóvel e da mobilidade.
O rápido desenvolvimento da Tesla nos últimos anos tem atraído uma enorme atenção na indústria automóvel, bem como em muitos outros ramos. Esta tese explora a vantagem competitiva da Tesla na indústria automóvel, centrando-se no papel da tecnologia de condução autónoma e das Gigafactories. Explora em que medida estes dois factores contribuem para o carácter disruptivo da Tesla. Embora as inovações da Tesla já tenham sido revolucionárias, algumas delas ainda estão em fase de desenvolvimento. Para analisar em que medida estas variáveis influenciam a disrupção, foi aplicada uma triangulação neste trabalho académico. Os dados qualitativos foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com peritos que ocupam cargos relevantes nas indústrias automóvel e de consultoria. Os dados quantitativos foram obtidos de forma sistemática através da realização de um inquérito. A questão de investigação foi criada com base na pesquisa bibliográfica. Utilizando a triangulação, concluímos com este artigo científico que ambas as variáveis são a razão do sucesso disruptivo da Tesla. As inovações da empresa tecnológica são componentes importantes do mercado da mobilidade eletrónica em rápido desenvolvimento. Os resultados empíricos do estudo, em conjunto com a literatura existente, sublinham a correlação e a relevância do conceito Giga e do ADT. Os resultados deste estudo vão para além da atual posição de mercado da Tesla e fornecem informações para futuras investigações e conclusões sobre a adoção de veículos eléctricos, a condução autónoma e o impacto disruptivo no mercado automóvel e da mobilidade.
Description
Keywords
Disruptive innovation Autonomous driving Gigafactories Transformation Competitive advantage Strategy Inovação disruptiva Condução autónoma Gigafactories Transformação Vantagem competitiva Estratégia