Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
911.73 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Digitalization is one of the critical aspects most industries face in this decade, as it can create new market opportunities, and even facilitate a lot of actions. On the other hand, it can also leave companies that didn’t catch the train behind, since it can dictate a company’s survival in the industry, leaving them with no other option than adapting Thus, digitalization it is of key importance for most of the companies. On this study Portway’s operational process will be under review, analysing and mapping all the operational flow, understanding the bottlenecks of the process, and finally describing a digitalization approach for the company. To do this, several visits to the company’s cargo hub were done where several interviews took place, as well as a deep analysis of the solutions offered in the market right now. Finally, by analysing the company’s capabilities and the problems that can and need to be addressed firstly, it is possible to define a line of approach focusing on solutions that solve problems, namely paper consumption, information access, customers services, and some painful processes that were also found. It is possible to conclude that, by following this approach, solutions that require less effort to be implemented, are prioritized. With the implementation of these solutions Portway can then improve its processes, leading the way to becoming more efficient, reducing time and saving money, and at the same time targeting operational problems and taking a step to defend its position to supply chain changes.
A digitalização é um dos aspetos fulcrais muitas indústrias enfrentam nesta década, sendo que esta pode criar novas oportunidades de mercado e facilitar algumas ações. Mas, por outro lado, pode também deixar empresas que não se adaptaram a esta mudança para trás, não lhes deixando outra opção que não a adaptação de forma a não porem em risco a sobrevivência do negócio. Neste estudo o processo operacional da Portway vai estar sobre avaliação, analisando e mapeando o processo operacional, percebendo quais os bottlenecks deste mesmo processo e finalmente descrevendo a possível estratégia de digitalização da mesma. Para o fazer, foram feitas algumas visitas ao armazém de carga da empresa, assim para além de várias entrevistas, foi feita uma análise das soluções que estão a ser oferecidas no mercado. Finamente, através da análise das capacidades da empresa e dos problemas que têm de ser resolvidos com mais prioridade, foi possível definir uma abordagem para esses problemas, nomeadamente o consumo excessivo de papel, o acesso a informação, a relação com os clientes e outros processos que possam requerer mais esforço. Esta abordagem teve em consideração que as soluções que requerem menos esforço para serem implementadas seriam priorizadas. A Portway com a implementação destas soluções consegue melhorar o processo, começando a abrir portas para um processo mais eficiente, reduzindo custos e tempos, e ao mesmo tempo que visa problemas operacionais, defende a sua posição estratégica a alterações na cadeia de comando.
A digitalização é um dos aspetos fulcrais muitas indústrias enfrentam nesta década, sendo que esta pode criar novas oportunidades de mercado e facilitar algumas ações. Mas, por outro lado, pode também deixar empresas que não se adaptaram a esta mudança para trás, não lhes deixando outra opção que não a adaptação de forma a não porem em risco a sobrevivência do negócio. Neste estudo o processo operacional da Portway vai estar sobre avaliação, analisando e mapeando o processo operacional, percebendo quais os bottlenecks deste mesmo processo e finalmente descrevendo a possível estratégia de digitalização da mesma. Para o fazer, foram feitas algumas visitas ao armazém de carga da empresa, assim para além de várias entrevistas, foi feita uma análise das soluções que estão a ser oferecidas no mercado. Finamente, através da análise das capacidades da empresa e dos problemas que têm de ser resolvidos com mais prioridade, foi possível definir uma abordagem para esses problemas, nomeadamente o consumo excessivo de papel, o acesso a informação, a relação com os clientes e outros processos que possam requerer mais esforço. Esta abordagem teve em consideração que as soluções que requerem menos esforço para serem implementadas seriam priorizadas. A Portway com a implementação destas soluções consegue melhorar o processo, começando a abrir portas para um processo mais eficiente, reduzindo custos e tempos, e ao mesmo tempo que visa problemas operacionais, defende a sua posição estratégica a alterações na cadeia de comando.
Description
Keywords
Digitalization Air cargo Process improvement Digitalização Carga aérea Melhorias de processo