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O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAfonso, Carla Susana Moiteiro Ganito
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Leonor Silva Féria de
dc.date.accessioned2019-08-06T13:53:48Z
dc.date.available2019-08-06T13:53:48Z
dc.date.issued2015-03-19
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação variante de Marketing e Publicidade da Universidade Católica de Lisboa e no seguimento da concretização de um estágio curricular na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. Este relatório pretende contribuir para uma melhor compreensão sobre o conceito marketing interno e sobre a sua utilização num ambiente empresarial. Esta análise tem como ponto de partida o estágio realizado, durante seis meses, na área de marketing, onde foi possível acompanhar e colaborar na execução do plano de ações internas da marca Sagres Radler. De uma forma geral, esta investigação pretende estudar a possível relação entre as ações de marketing interno e a satisfação dos colaboradores, que posteriormente poderá influenciar o seu desempenho dentro da organização. Para o presente estudo optámos pela utilização do inquérito por questionário, pela realização de duas entrevista e pela descrição do estágio e consequentes observações. Através da análise realizada é possível verificar que quando as ações internas são bem executadas, quando cumprem o seu papel, os colaboradores sentem-se mais próximos das marcas/produtos da empresa, sentem que conhecem a empresa, assim como se sentem envolvidos e como uma prioridade para a organização em questão. No caso específico da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, verificou-se que as ações de marketing interno estão a cumprir o seu objetivo e que existe um bom ambiente interno, onde os colaboradores, de uma forma geral, demonstram estar satisfeitos, motivados e orgulhosos. O tema abordado no presente trabalho torna-se pertinente, principalmente para a área da comunicação, por se tratar de uma questão ainda pouco explorado em Portugal. A área do marketing interno foca-se, essencialmente, nos colaboradores que são responsáveis por conquistar e fidelizar clientes, assim como por representar a empresa. Caso os colaboradores se sintam satisfeitos e motivados, é provável que transmitam esse sentimento de satisfação aos clientes.pt_PT
dc.description.abstractThis report was done in the ambit of the major in Marketing and Advertising of the Masters in Communication of the Catholic University of Lisbon, following my curricular internship at Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. This report is aimed at exploring the concept of internal marketing and to contribute to a better understanding of its application in a business environment. As mentioned, the starting point of this analysis is my 6-month internship in the field of marketing, where it was possible to follow up and participate on the implementation of the internal actions' plan of the Sagres Radler brand. In a broad sense, this investigation is intended to study the potential relation between internal marketing initiatives and employee satisfaction, which can consequently have an impact on productivity. Our choices went towards the conception of a survey, the preparation of two interviews and a general description of the internship and further observations. Through the analysis that was performed, it was possible to conclude on how employees feel closer to the company, its brands and products and feel involved with the strategy of the firm when internal initiatives are well planned and effective. In the specific case of Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, it was observed that internal marketing actions are fulfilling their objectives and that there is a good internal environment, based on the employees general satisfaction, motivation and pride. The topic that was approached in this report becomes more relevant, mainly for the area of communication, if we take in consideration the lack of significant analyses on the development of the subject in Portugal. Although internal marketing is still little explored in the country, it proves to have a very important role in the business context since it is focused on employees rather than the company's clients. In fact, employees must be seen as one of the main tools to capture customers and ensure their loyalty - as representatives of the firm, if the staff is satisfied and motivated, it is likely that they will share their feelings to any potential client.pt_PT
dc.identifier.tid201328089pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28104
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectColaboradorespt_PT
dc.subjectClientes internospt_PT
dc.subjectInternal marketingpt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectSatisfactionpt_PT
dc.subjectEmployeespt_PT
dc.subjectInternal clientspt_PT
dc.titleO papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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