Capucho, Maria Filomena DiasFigueiredo, Andreia Sofia de PaivaPestana, Valéria Catarina Lopes2018-11-212018-11-212017-02-032017http://hdl.handle.net/10400.14/26077O principal problema que ocorre na área da Odontopediatria é que as crianças ansiosas e não cooperativas tendem a evitar o cuidado dentário e tendem a piorar a sua saúde oral, o que apresenta um desafio considerável para os pais, para os dentistas e para o sistema de saúde. Com o intuito de desenvolver uma relação médico-paciente ideal e melhorar o atendimento infantil, é necessário conhecer os diferentes fatores que se encontram associados à ansiedade dentária e adequar as diferentes estratégias a aplicar. A educação e formação dos médicos-dentistas deve incluir todos os aspetos relacionados com o desenvolvimento infantil e com as técnicas de controlo comportamental para melhorar a base de conhecimento dos profissionais nesta área. Este estudo é do tipo não-experimental observacional comparativo sobre a relação médico-paciente e a utilização de técnicas de controlo comportamental em consultas de Odontopediatria em Universidades na Croácia e em Portugal. Desta forma, é possível avaliar a forma de ensino e formação dos médicosdentistas nesta área específica. Após a análise dos resultados de 30 consultas de Odontopediatria (15 realizadas em Portugal e 15 realizadas na Croácia) a crianças com idade compreendida entre os cinco e os doze anos, verificou-se que existem diferenças estatisticamente significativas, revelando que os médicos-dentistas em Portugal promovem uma consulta mais empática e utilizam uma maior variedade de técnicas de controlo comportamental comunicativas.The main problem that occurs in the area of Paediatric Dentistry is that anxious and uncooperative children tend to avoid dental care and tend to worsen their oral health, which presents a considerable challenge for parents, for dentists and for the health system. In order to develop an ideal doctor-patient’s relationship and improve children’s care, it is necessary to know the different factors that are associated with dental anxiety and matching different strategies to apply. The education and training of dentists should include all aspects related to child development and the behavioural control techniques to improve the knowledge base of professionals in this field. This study is comparative observational non-experimental type on the doctorpatient’s relationship and the use of behavioural control techniques in paediatric dentistry consultations at universities in Croatia and Portugal. Thus, it is possible to assess the form of education and training of dentists in this specific area. After analysing the results of 30 consultations of Paediatric Dentistry (15 performed in Portugal and 15 performed in Croatia) to children aged between five and twelve years old, it was found that there are statistically significant differences, showing that dentists in Portugal promote a more emphatic consultation and use a greater variety of communicative behaviour control techniques.porOdontopediatriaComunicação em saúdeComunicação interculturalAnsiedade dentáriaTécnicas de controlo comportamentalPaediatric dentistryHealth communicationIntercultural communicationDental anxietyBehavioural control techniquesComunicação em consulta de odontopediatria : estudo-piloto de comparação entre Croácia e Portugal : comunicação em saúde : Odontopediatriamaster thesis201615339