Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesZepa, Bianca Luiza2023-11-172023-11-172023-10-262023-09http://hdl.handle.net/10400.14/43128Este estudo procurar avaliar a viabilidade da entrada da Signature Management Consultants, uma consultora boutique espanhola especializada em consultoria estratégica, no mercado português. Sendo este último dominado por consultoras multinacionais estabelecidas que oferecem uma ampla oferta de serviços, incluindo consultoria estratégica, consultoria de IT, consultoria digital, etc... O objetivo deste estudo é perceber se esta consultora boutique, pode prosperar num ambiente competitivo onde os clientes têm acesso a serviços variados através de fornecedores de grandes grupos. Este estudo inclui uma análise interna abrangente da Signature Management Consultants, focando na trajetória da empresa desde a sua fundação. O objetivo é identificar as capacidades internas, objetivos estratégicos, planos futuros e desafios internos, avaliando a sua aplicabilidade na expansão para o mercado português. Além disso, serão conduzidas entrevistas com potenciais clientes para entender os seus critérios de seleção de consultoras, os desafios enfrentados em experiências anteriores, os objetivos estratégicos de longo prazo e as oportunidades e desafios que enfrentam. As entrevistas serão realizadas com executivos de alto nível e com middle management de empresas que podem ser estrategicamente relevantes para a Signature. As entrevistas com potenciais clientes visam obter insights para otimizar a alavancagem da visão, cultura e experiência da Signature para o mercado português, identificando oportunidades estratégicas. Além disso, o objetivo é determinar as áreas de capacitação e competências nas quais a empresa deve investir para atender às necessidades das empresas nos setores de interesse.This study seeks to evaluate the feasibility of the entry of Signature Management Consultants, a Spanish boutique consultancy specializing in strategic consulting, into the Portuguese market. The latter being dominated by established multinational consultants offering a wide range of services including strategic consulting, IT consulting, digital consulting, etc... The aim of this study is to see if this boutique consultant can thrive in a competitive environment where clients have access to varied services through suppliers of large groups. This study includes a comprehensive internal analysis of Signature Management Consultants, focusing on the company's trajectory since its founding. The goal is to identify internal capabilities, strategic objectives, future plans and internal challenges, evaluating their applicability in expanding into the Portuguese market. In addition, interviews will be conducted with potential clients to understand their criteria for selecting consultants, the challenges they have faced in previous experiences, their long-term strategic objectives, and the opportunities and challenges they face. Interviews will be conducted with high-level executives and middle managers from companies that may be strategically relevant to Signature. Interviews with potential clients aim to gain insights to optimize the leverage of Signature's vision, culture, and experience for the Portuguese market, identifying strategic opportunities. In addition, the objective is to determine the areas of training and competencies in which the company should invest to meet the needs of companies in the sectors of interest.porConsultoriaConsultoria de gestãoEstratégiaServiços de consultoria no mercado portuguêsMultinacionaisCrescimento empresarialConsultingManagement consultingStrategyConsulting services in the Portuguese marketMultinationalsBusiness growthCaso de estudo da expansão de uma consultora boutique espanhola para o mercado portuguêsCase study of the expansion of a Spanish boutique consultancy to the Portuguese marketmaster thesis203386930