Figueiredo, Amélia SimõesSantos, Júlia da Conceição Marques dos2022-01-062022-09-012021-12-102021-06http://hdl.handle.net/10400.14/36369As transformações decorrentes de uma sociedade baseada na informação e no conhecimento despoletaram mudanças significativas na educação em Enfermagem, nas últimas décadas. A par da heterogeneidade da população que ingressa no ensino superior, exige-se um ensino mais atrativo e centrado no estudante de modo a estimular a motivação e consequentemente a abordagem profunda à aprendizagem. Num contexto de recetividade para a mudança, mas com dificuldade de operacionalização da mesma, este estudo visa contribuir para a compreensão e superação de fatores que parecem dificultar a adoção da aprendizagem ativa e autorregulada por parte dos estudantes, e de abordagens ao ensino focadas no estudante. Trata-se de uma investigação naturalista, com uma abordagem prioritariamente qualitativa, em formato de estudo de caso, que articulou harmoniosamente três estudos: os dois primeiros de caráter exploratório com o objetivo de conhecer a relação entre a assiduidade às aulas e desempenho académico dos estudantes, as características sociodemográficas e profissionais dos professores e respetivas Abordagens Preferenciais ao Ensino; e o terceiro, de natureza profunda, procurando identificar os fatores que interferem com o desempenho académico, sustentado em dez entrevistas a professores a lecionar a UC Enfermagem nos quatro anos de formação. Os resultados obtidos permitiram verificar que o desempenho académico dos estudantes em ensino clínico é influenciado pela assiduidade às aulas e pelo professor / abordagens ao ensino que utiliza. A frequência às aulas, pela articulação teórico-prática que se desenvolve, estimula o interesse, envolvimento, pensamento reflexivo, abordagem profunda à aprendizagem, promove a aquisição de competências e a transferibilidade de conhecimentos. Simultaneamente, a utilização de estratégias de ensino focadas no estudante e a relação pedagógica, aumentam igualmente o interesse, motivação, envolvimento e corresponsabilização do aprendente no seu processo de formação. Por sua vez, as características individuais do estudante, a formação pedagógica e estratégias de ensino focadas no professor, bem como as condições físicas e organizacionais do contexto e o formato de avaliação condicionam a assiduidade, a adoção de estratégias de ensino focadas no estudante e consequentemente o desempenho académico. Corroboramos a importância de estimular o interesse e a motivação do estudante no processo formativo através de estratégias de ensino e avaliação alinhadas construtivamente com os objetivos de aprendizagem, formação dos professores e condições físicas e organizacionais do contexto académico.In recent decades, a significant evolution in nursing education has arisen from the transformations brought upon by a society based on information and knowledge. Given the heterogeneity of the population that has access to higher education, a more attractive and student-focused teaching methodology is fundamental, in order to stimulate motivation, which also requires a deeper approach to the learning process. In a context where there is receptivity to change, but also difficulty in implementing it, the present study aims to contribute to the understanding of the various factors which apparently hinder the adoption of active and self-regulated learning by the students, as well as to the overcoming of those factors, exploring student-focused teaching approaches. It is a naturalistic research effort, with a primarily qualitative approach, following a case study format, in which three studies were harmoniously articulated. The first two were exploratory, in an attempt to understand the relationship between class attendance and the students’ academic performance. They also considered the teachers’ socio-demographic and professional characteristics, as well as their preferred approaches to teaching. The third work, of a more profound nature, sought to identify the factors that interfere with academic performance, being based on ten interviews with teachers who lectured UC Nursing throughout the 4-year training. The obtained results corroborate that, in clinical training, the students’ academic performance is influenced by class attendance, as well as by the teacher and the applied teaching approaches. Due to the theoretical-practical articulation it allows, class attendance stimulates interest, involvement, reflective thinking, and a deeper approach to learning, while also promoting skill acquisition and transfer of knowledge. Concurrently, the use of teaching strategies focused on the student and on the development of a pedagogical relationship promotes the student’s interest, motivation, involvement and co-responsibility concerning the respective training process. On the other hand, class attendance, the adoption of teaching strategies focused on the student, and the consequent academic performance, are all conditioned by the student’s individual characteristics, the lecturer’s pedagogical training, the use of teacher-focused teaching strategies, and the evaluation’s format, as well as the academic context’s physical and organizational conditions. This study substantiates the importance of stimulating the students’ interest and motivation regarding their formative process, through teaching and assessment strategies constructively aligned with the learning objectives, the teachers’ training, and the academic context’s physical and organizational conditions.porAssiduidadeAbordagens ao ensinoDesempenho académicoFormação em enfermagemEstudanteProfessorAttendanceApproaches to teachingAcademic achievementNursing trainingStudentTeacherDesempenho académico dos estudantes de enfermagem em ensino clínico : uma visão integrada de professoresAcademic performance of nursing students' in clinical training : an integrated view of teachersdoctoral thesis101665997