Teles, AnabelaRibeiro, CéliaFerreira, CristinaUniversidade Católica Portuguesa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais2017-01-272017-01-272012TELES, Anabela Teles ; RIBEIRO, Célia ; FERREIRA, Cristina – A implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde como referência para a classificação das Necessidades Educativas Especiais. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 20 (2012), p. 111-128.0872-556Xhttp://hdl.handle.net/10400.14/21408Para a inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no ensino regular foram teorizadas e implementadas práticas com vista a estruturar o Programa Educativo Individual (PEI), adequando-o a cada um, dando respostas à sua singularidade. A implementação do uso da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), como referência para a classificação das NEE, surge com o Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro e adota um cariz biopsicossocial criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2004). A sua introdução na educação não tem sido pacífica, sobressaindo o debate entre especialistas e autores que alimentam o esgrimir de argumentos a favor e contra a sua utilização. Analisaremos, assim, a CIF, bem como o seu surgimento, a sua estrutura e as opiniões de alguns especialistas.For the Inclusion of children and youth with Special Education Needs (SEN) in regular education, practices were theorized and implemented to structure the Individual Educative Program (IEP), adapting it to each one, responding to their uniqueness. The implementation of the use of the International Classification of Functioning (ICF) as a classification arises with the Decree Law N.º3/2008, from January 7 and it adopts a biopsicosocial nature created by the World Health Organization (WHO, 2004). Its introduction in education hasn’t been peaceful, exceeding the debate between specialists and authors that fed the arguments in favor and against its use. We’ll analyze the ICF, as well as its appearance, structure and the opinions of some specialists.porInclusãoNecessidades Educativas EspeciaisClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e SaúdeClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - Crianças e JovensInclusionSpecial Education NeedsInternational Classification of Functioning, Disabilities and HealthInternational Classification of Functioning for Children and YouthA implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde como referência para a classificação das Necessidades Educativas Especiaisjournal article10.7559/gestaoedesenvolvimento.2012.234