Arêas, Camila CabralLeite, Madalena Simões Rodrigues Patrício2021-06-012021-06-012021-03-262020http://hdl.handle.net/10400.14/33405Apesar de ter vindo a crescer alguma preocupação, tanto a nível alimentar como de saúde, por parte dos indivíduos, o problema do excesso de peso a nível mundial e nacional tem vindo a aumentar. Este problema afeta indivíduos de todas as idades e pode trazer complicações médicas mais graves para o bem-estar dos seres humanos. A patologia do excesso de peso existe por várias razões, sendo uma delas a rotina de maus hábitos alimentares. Outro fator determinante para este problema é a publicidade, nomeadamente, a alimentar, que tem como objetivo principal persuadir os indivíduos, de forma a que consumam ou adquiram o produto publicitado, oferecendo imagens, sensações, ideias, informações aos espetadores, para que estes últimos se sintam atraídos a consumir tal alimento ou bebida. Assim, o objeto de estudo é a publicidade alimentar transmitida através da televisão e da internet. O enquadramento teórico visa em estudar os três pontos fulcrais deste trabalho: a Publicidade, os Hábitos Alimentares (com especial foco no distúrbio da obesidade) e a Publicidade Alimentar. Empiricamente optou-se por uma metodologia mista: inquérito por questionário exploratório online; análise de conteúdo publicitário em televisão e Instagram; e entrevistas semi-diretivas a dezoito indivíduos, com objetivo de entender qual a influência da publicidade alimentar nas escolhas nutricionais dos indivíduos. Os resultados sugerem que a publicidade alimentar afeta as escolhas dos indivíduos, mas não é a variável mais importante para tal: a convivência familiar, o gosto, a qualidade, a saúde e o preço são alguns dos fatores que mais influenciam as escolhas alimentares dos indivíduos pertencentes à amostra investigada.Despite the growing concern, both in terms of food and health, the problem of overweight worldwide and nationally has been increasing. This problem affects people of all ages and can lead to more serious medical complications for human well-being. The pathology of excess weight exists for several reasons, such as inappropriate eating habits. Another contribution to this problem is advertising. More specifically, food advertising: the main objective of which is to persuade viewers to consume or purchase the advertised product, by offering images, sensations, ideas, information to viewers, so that they are attracted to consume such products. foods. or drink. Thus, the object of study is advertising carried by television and the internet. The theoretical framework aims to study the three main axes of this work: Advertising, Eating Habits (with emphasis on obesity disorder) and Food Advertising. Empirically, a mixed methodology was chosen: an online exploratory questionnaire; analysis of advertising content on television and Instagram; and semi-directive interviews with eighteen people, in order to understand the influence of food advertising on the nutritional choices of those selected. The results obtained revealed that advertising influences human food choices, but it is not the most important variable for this: living with the family, liking, product quality, health and price are some of the factors that most influence the food choices of the sample.porPublicidadeAlimentaçãoHábitos alimentaresPublicidade alimentarDistúrbios alimentaresObesidadeTelevisãoInternetInstagramAdvertisingFoodEating habitsFood advertisingEating disordersObesityTelevisionA influência da publicidade televisiva e online nos hábitos alimentares dos indivíduosmaster thesis202724522