Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasFerraz, José André da Silva Fernandes2019-02-282019-01-182018http://hdl.handle.net/10400.14/27052A moda é algo que constitui o dia-a-dia da vida do homem em sociedade. Este fenómeno complexo com grandes implicações a nível económico, continua a ganhar novos contornos à medida que o mundo se encontra em constante mutação. Esta dissertação pretende identificar os fatores que fazem com que a alta-costura seja relevante para a estratégia do branding de uma marca de moda de luxo. Desta forma, procurou-se responder à questão “Que importância estratégica tem a alta-costura para o branding das marcas de luxo?”. Para responder a esta questão foi escolhida como objeto de análise a maison Dior, constituindo assim um estudo de caso. O enquadramento teórico elabora e caracteriza as temáticas do luxo, da moda, da alta-costura e do branding, destacando-se a perspetiva de evolução histórica adotada. Para o trabalho empírico, foi adotado um posicionamento interpretativista, expresso no método qualitativo usado. A principal técnica de recolha de dados foi a pesquisa documental de um vasto conjunto de vídeos e fotografias, tendo o corpus de análise sido posteriormente trabalhado através de uma análise de conteúdo visual, revelando informação que nunca tinha sido usada em estudos anteriores. A análise dos documentos revelou que há uma correlação entre a alta-costura e os processos de difusão e promoção da marca (nas suas várias gamas, desde a alta costura ao prêt-a- porter), influenciando, portanto, a estratégia e o branding da marca.Fashion is something that constitutes the day-to-day life of man in society. This complex phenomenon with major economic implications continues to gain new contours as the world is constantly changing. This dissertation aims to identify the factors that make haute couture relevant to the branding strategy of a luxury fashion brand. In this manner, an attempt was made to answer the question "What is the strategic importance of couture for the branding of luxury brands?". In order to answer this question, Dior was chosen as the object of analysis, thus constituting a case study. The theoretical framework elaborates and characterizes the themes of luxury, fashion, haute couture and branding, highlighting the perspective of historical evolution adopted. For the empirical work, an interpretative position was adopted, expressed in the qualitative method used. The main technique of data collection was documentary research of a vast set of videos and photographs, and the analysis corpus was later worked through a visual content analysis, revealing information that had never been used in previous studies. Analysis of the documents revealed that there is a correlation between couture and the processes of diffusion and promotion of the brand (in its various ranges, from couture to prêt-a-porter), thus influencing strategy and branding of brand.porModaAlta-costuraBrandingMarketingLuxoFashionHaute coutureLuxuryA importância estratégica da alta-costura para o branding de marcas de luxo : o caso Diormaster thesis202178412