Pinto, Elisabete Cristina BastosSilva, Clara Susete Dias daSantos, Beatriz de Oliveira2021-06-212021-06-212018-05-302018http://hdl.handle.net/10400.14/33760Introdução: Nunca se falou tanto da importância de uma alimentação saudável e cuidada desde a infância; no entanto, a batalha contra a obesidade ainda está longe de ser vencida. As crianças passam muito tempo na escola, onde também realizam várias refeições. A escola permite abranger os pais, os professores, os assistentes operacionais e até a comunidade, o que faz dela um setting para intervenções de educação alimentar. Neste projeto, pretendeu-se capacitar as crianças para fazerem escolhas salutogénicas, de forma a conseguirem viver com mais saúde, tornando-as consumidores informados e aptos a fazerem escolhas, num mundo alimentar em que estas são cada vez mais difíceis face à variedade existente, ao fácil acesso e, também, ao marketing que é usado pela indústria alimentar. Objetivo: Melhorar a qualidade das refeições intermédias – pequeno-almoço e merendas, nomeadamente aumentar o consumo de fruta e diminuir o consumo de produtos ricos em açúcar. Métodos: Foi utilizado um desenho de estudo quase-experimental, onde foram incluídas 14 turmas do 3º ano de escolaridade de escolas do primeiro ciclo do ensino básico. A intervenção decorreu sensivelmente ao longo de um ano letivo e contemplou uma sessão para os encarregados de educação e o professor e quatro sessões com as crianças. O impacto do projeto foi medido através da avaliação das merendas nos dias das diferentes sessões e do pequeno-almoço na primeira e última sessões, e através de questionários respondidos pelos encarregados de educação, no início e no fim da intervenção. A qualidade e a pertinência da intervenção foram avaliadas por estes últimos e pelos professores. Resultados/Discussão: Observaram-se melhorias significativas ao nível do consumo de fruta, tendo o seu consumo aumentado significativamente. No que diz respeito à diminuição do consumo de produtos açucarados, as diferenças não foram tão expressivas. Verificou-se um aumento do consumo de “leite e derivados e bebidas vegetais” considerados aceitáveis, em ambas as refeições. Nos grupos do “pão e derivados” e “acompanhamentos do pão”, tanto no pequeno-almoço como na merenda da manhã, apesar da diminuição do consumo de alimentos considerados aceitáveis, também houve uma diminuição do consumo de alimentos considerados não aceitáveis, pelo que, o resultado foi considerado positivo. Tanto os professores como os encarregados de educação avaliaram de forma positiva a intervenção, sendo que 50% dos encarregados de educação reconheceram que esta contribuiu para melhorar os hábitos alimentares dos seus educandos. Conclusão: Os métodos utilizados no projeto provaram ser eficazes para a obtenção de resultados positivos em crianças desta faixa etária, principalmente no que diz respeito ao aumento do consumo de fruta.Introduction: We’ve never talked so much about the role of a healthy diet since childhood. However, the fight against obesity is still far from being overcome. Children spend a huge part of their time in school, where they eat several meals. The school allows to include other groups, like parents, teachers, school employees and even the local community, making it a good place for nutrition education interventions. In this project, it was intended to empower children to make healthy choices, in order to be able to live healthier, making them an informed consumer, able to make choices in a food world where they are really difficult due to the existing variety, easy access and also the marketing that is used by the food industry. Objectives: Improve the quality of intermediate meals – breakfast and snacks, specifically increasing fruit consumption and decreasing of sugar rich products. Methods: A quasi-experimental study design was used, where 14 classes of the 3rd degree of elementary school were included. The intervention took place throughout a school year and included a session for parents and the teacher and four sessions with the children. The impact of the project was measured by evaluating snacks on the days of the different sessions and by the evaluation of the breakfast on the first and last sessions and through questionnaires answered by the parents, in the beginning and at the end of the intervention. The quality and relevance of the intervention were evaluated by the parents and the teachers. Results/Discussion: Significant improvements in fruit consumption were observed and their consumption increased significantly throughout the study. In regard to the reduction of the consumption of sugar rich products, the differences weren’t so expressive. There was an increase in the consumption of “milk and dairy products and vegetable drinks” considered acceptable, in both meals. In the groups of “bread and by-products” and “bread accompaniments”, at breakfast and morning snack, there was a decrease in the consumption of foods considered acceptable but there was also a decrease in the consumption of foods considered to be unacceptable, so the result was considered positive. Both teachers and parents evaluated the intervention positively, with 50% of the parents acknowledging that it contributed to improving the eating habits of their children. Conclusion: The methods used in this project proved to be effective for obtaining positive results in children at this group age, mainly regarding the increase of fruit consumption.porEducação alimentarEscolaObesidade infantil e refeições intermédiasNutrition educationSchoolChild obesity and intermediate mealsImpacto de uma intervenção de educação alimentar na qualidade das refeições intermédias de crianças que frequentam o 3º ano de escolaridademaster thesis201958112