Campos, LuísaPalha, FilipaRei, Carmina Isabel Henriques2012-03-202012-03-202011http://hdl.handle.net/10400.14/8189Nos últimos anos vários estudos têm demonstrado a primazia das funções cognitivas sobre os sintomas psicopatológicos como os principais determinantes do funcionamento cognitivo, social e da qualidade de vida nas pessoas com doença mental (Palmer, Daves & Heaton, 2009). Desta forma têm sido propostos diferentes modelos de remediação cognitiva, entre os quais se encontra o Neuropsychological Educational Approach to Cognitive Remediation (NEAR). Este estudo de caso múltiplo teve como principal objectivo avaliar a eficácia do NEAR na remediação dos défices cognitivos em três participantes com diagnóstico de esquizofrenia que estão institucionalizados. Os resultados, à semelhança de outras investigações similares, demonstram que o NEAR é eficaz na remediação dos défices cognitivos. Também se tentou perceber se este modelo teria impacto na sintomatologia psiquiátrica e na qualidade de vida dos participantes, no entanto, os resultados foram inconclusivos. Terminamos como uma breve reflexão sobre as principais conclusões e limitações do estudo, bem como, com sugestões para investigações futuras.In the last years, several studies have shown the primacy of cognitive functions on the psychopathological symptoms as the main determinants of cognitive and social functioning and quality of life in persons with mental disorder (Palmer, Daves & Heaton, 2009). Thus, different cognitive remediation models have been proposed, including the Neuropsychological Educational Approach to Cognitive Remediation (NEAR). The main goal of this multiple case-study was to evaluate the effectiveness of NEAR in the cognitive deficits remediation in long-term institutionalized schizophrenic patients. The results, like other similar studies, have proved that NEAR is effective in the remediation of cognitive deficits. It was sought to understand whether this model would have an impact in psychiatric symptoms and in the quality of life of the participants, thought, the results were inconclusive. We end up with a brief reflection of the main conclusions, limitations of the study, and with some suggestions for future investigations.porEsquizofreniaDéfices cognitivosRemediação cognitivaNEARSchizophreniaCognitive deficitsCognitive remediationNEARAvaliação da eficácia da Neuropsychological educational approach to rehabilitation (NEAR) na remediação dos défices cognitivos em pessoas com esquizofrenia : estudo pilotomaster thesis