Alves, José Matias2013-06-202013-06-202013MATIAS ALVES, José – A avaliação pedagógica e os impactos nas memórias. In Memórias de Professores – Emoções, Identidades Profissionais, Currículo e Avaliação. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia, 2013. ISBN: 978-989-96186-3-3.Vol.1. P. 147-181.http://hdl.handle.net/10400.14/11550Quando os professores recordam as suas memórias da escola evocam muitos momentos relacionados com práticas de avaliação. Estas memórias apresentam dimensões geralmente negativas, estando ao serviço da afi rmação do poder docente da sanção e da estigmatização. As teorias avaliativas de natureza mais formativa e formadora estão de um modo geral ausentes, tornando evidente que o princípio da realidade se sobrepõe aos imperativos ideais de uma avaliação educativa geradora de mais e melhor aprendizagem. Este facto aconselha a revisitar a formação dos professores (inicial e contínua), os modos de construção das culturas profi ssionais e organizacionais, e as fi nalidades e funções da escola.porAvaliaçãoClassificaçãoCultura profissionalModalidades de avaliaçãoGerações de avaliaçãoA avaliação pedagógica e os impactos nas memóriasbook part