Lobo, Carlos Afonso de OliveiraFerreira, Beatriz do Carmo Oliveira Pina2025-04-222025-04-222025-03-252025-01http://hdl.handle.net/10400.14/53004Este relatório surge de uma vontade de preservar e propagar a história de família, apresentando um projeto autoral de fotografia, desenvolvido a partir da influência que a pós-memória tem na geração pós-memorial, partindo da fotografia de arquivo de família. A pesquisa investiga a forma como a pós-memória, ou seja, a memória de um evento que não se vivenciou diretamente, mas que se herda através de narrativas e fotografias, influencia a memória e a criação fotográfica. O foco recai sobre a geração pós-memorial e a relação que estabelece com o arquivo fotográfico familiar. Com a recolha das fotografias inseridas no arquivo vernacular dos avós maternos, pretende-se compreender como a pós-memória se manifesta na geração pós-memorial e como esta geração interpreta a memória coletiva na criação de novas imagens. Este relatório divide-se em duas fases de estudo: uma fase teórica que contempla a contextualização da fotografia vernacular, do arquivo, da nostalgia, da memória, e da construção da pós-memória; e uma fase que compreende a execução prática do projeto, dividindo-se numa exposição e num fotolivro, unido fotografias do foro autoral e do arquivo de família.This report originates from a desire to preserve and propagate family history, presenting an authorial photography project developed from the influence that post-memory has on the post-memorial generation, starting from the family’s photography archive. The research investigates how post-memory, that is, the memory of an event that was not directly experienced, but which is inherited through narratives and photographs, influences memory and photographic creation. The focus is on the post-memorial generation and the relationship it establishes with the family’s photographic archive. By collecting photographs belonging to the mother’s parents vernacular archive, the aim is to understand how post-memory manifests itself in the post-memorial generation and how they interpret collective memory in the creation of new images. This report is divided into two sections of investigation: a theoretical section that contemplates the contextualization of vernacular photography, the archive, nostalgia, memory, and the construction of post-memory; a phase that comprises the practical execution of the project, divided into an exhibition and a photobook, joining photos created by the author and others, collected from the family archive.porPós-memóriaFotografia vernacularArquivo familiarGeração pós-memorialMemóriaNostalgiaPostmemoryVernacular photographyFamily archivePost-memorial generationMemoryOlhares do presente : a fotografia como testemunho da pós-memóriaAn ode to the places we never metmaster thesis203936558