Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesDomingos, Maria Eulália Oliveira Campos2012-04-032012-04-0320112011http://hdl.handle.net/10400.14/8240A presente investigação - sobre a liderança sob a perspectiva do outro - tem como objectivo ajudar-nos a perceber como a empatia, a cordialidade e o respeito podem fazer a diferença num processo de liderança. Para investigar este tema, a nossa dissertação tem a seguinte estrutura: O primeiro capítulo apresenta um breve enquadramento do mundo em que vivemos recuando até aos anos setenta, em que se assiste a grandes transformações. Em Portugal, decorrentes da Revolução de Abril; no resto do mundo como resultado do fim da guerra fria e início da globalização. Este tempo de mudança, produziu também um forte impacte no mundo empresarial. Por isso, no segundo capítulo abordamos a teorização de Daniel Goleman e a sua proposta de aplicar a inteligência emocional à liderança. No capítulo terceiro, detivemo-nos no espaço do saber, um espaço na expectativa de um dia vir a ser, segundo Pierre Levy. Uma experiência levada a cabo pela empresa americana de consultoria McKinsey, suscitou igualmente o nosso interesse, com uma nova abordagem para dar resposta às dificuldades emergentes das mulheres no mundo empresarial. A Servant Leadership, experiência iniciada por Robert Greenleaf na América do Norte, que traduzimos como “liderança de serviço”, colheu a nossa atenção porque apresenta a necessidade de servir como a chave para uma boa liderança e o líder numa dimensão absolutamente nova: a de servir primeiro. No rochedo de Montserrat descobrimos a génese de uma outra experiência: a liderança segundo a Regra de São Bento, que estabelece um paralelismo entre a comunidade monástica e a empresa. O capítulo quarto é dedicado ao pensamento de Hannah Arendt, sobretudo no que concerne à importância dada à acção e ao respeito. No capítulo quinto apresentamos uma análise da entrevista a Paulo Macedo, efectuada no âmbito da sua liderança durante o período de tempo em que presidiu aos destinos da Direcção-Geral dos Impostos (2004-2007). Finalmente, o capítulo seis, apresentando uma análise de conjunto de todo o material trabalhado, reflecte a necessidade da ecologia da acção e apresenta uma tríade composta pelas qualidades para uma nova liderança: a empatia, a cordialidade e o respeito. São estas as insígnias, segundo cremos, que permitem reconhecer a nobreza do líder do século XXI.This research - about leadership from the perspective of the other - aims to help us understanding how empathy, warmth and respect can make a difference in the leadership process. To investigate this issue, our paper has the following structure: the first chapter, which is a brief framework of the world we live in going back to the seventies, in that we are witnessing major changes. In Portugal, under the April Revolution, the rest of the world as a result of the end of the Cold War and the beginning of globalization. This time of change has also produced a strong impact in the business world. Therefore, in the second chapter, we discuss the theory of Daniel Goleman and his proposal to apply emotional intelligence to leadership. In the third chapter, we stopped in the space of knowledge, a space in the hope one day to become, according to Pierre Levy. An experiment conducted by American consulting firm McKinsey, also aroused our interest, as a new approach to address the emerging difficulties of women in business. The Servant Leadership, by Robert Greenleaf experience, started in North America, which we translated as liderança de serviço, gathered our attention because it shows the need to serve as the key to good leadership, and a leader in an entirely new dimension: to serve first. On the cliff of Montserrat we found the genesis of another experiment: the leadership according to the Rule of St. Benedict, which draws a parallel between the monastic community and the company. The fourth chapter is devoted to the thought of Hannah Arendt, especially with regard to the emphasis on action and respect. In the fifth chapter presents an analysis of the interview with Paulo Macedo, made under his leadership during the period of time who presided over the destinies of the DGCI (2004-2007). Finally, chapter six, with an overall examination of all the equipment worked, reflecting the need of the ecology of the action and presents a triad composed of the qualities for a new leadership; empathy, warmth and respect. These are the insignia, we believe, that allow recognizing the nobility of the leader of the twenty-first century.porLiderançaEmpatiaCordialidadeRespeitoLeadershipEmpathyWarmthRespectA liderança sob a perspectiva do outro : uma investigação sobre a empatia, o respeito, a cordialidade e os seus efeitos no desempenho profissional, pessoal e organizacionalmaster thesis