César, BrunoAlves, José Matias2020-12-022020-12-022019César, B., Alves, J.M. (2019). A ação dos professores e o efeito nos resultados académicos: uma abordagem exploratória. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 367-376). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano9789895436446http://hdl.handle.net/10400.14/31398Desde o início do século XXI, a aprendizagem dos alunos tem ocupado o centro do debate sobre a escola. Muitos autores problematizam sobre o que os alunos aprendem e como deveriam aprender. Na análise do fenómeno constatamos que são muitas as variáveis intervenientes neste processo; no entanto, não podemos ignorar que o professor é o elemento fundamental em todo o sistema educativo. A questão sobre o que constitui um ensino eficaz tem sido amplamente pesquisada. É um tema alvo de crescente atenção, pois surge como uma forma de melhorar a escola e a aprendizagem dos alunos. Sabemos que o conceito de eficácia é complexo e pouco consensual na forma de medir, no entanto, pretendemos ajudar a clarificar o que é um bom professor e que características têm maior impacto nos resultados académicos dos alunos. A tese centra-se na eficácia docente e procuramos compreender o efeito individual do professor no sucesso dos alunos, usando os resultados dos alunos nos exames nacionais nas disciplinas de Física e Química A, Biologia e Geologia, Português e Matemática A. Por outro lado, procura compreender que características e que métodos instrucionais são aplicados nas aulas pelos professores eficazes. O estudo terá duas fases distintas que se complementarão. A primeira fase do estudo passará por análises estatísticas de dados referentes a alunos de 11º e 12º anos de uma escola privada do Porto, que pretende aferir diferenças nos resultados dos alunos quando agrupados por professor usando modelos lineares hierárquicos para compreender o efeito do professor nos resultados dos alunos. Numa segunda fase serão inquiridos alunos sobre os seus professores no sentido de aferirmos que características apresentam os professores eficazes com base em 5 domínios (qualificação académica, conhecimentos científicos, relação pedagógica, estratégias de ensino, práticas de avaliação).porEnsino eficazEficácia do professorResultados do alunoGestão de sala de aulaA ação dos professores e o efeito nos resultados académicos: uma abordagem exploratóriaconference object