Ponte, Filomena Ermida daCastro, Raquel da Silva2017-03-1320122012http://hdl.handle.net/10400.14/21741As constantes alterações na Lei de Bases do Sistema Educativo e nas políticas e orientações do Ministério da Educação, fundamentadas em projetos de investigação de diversas origens, para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário dos alunos surdos, das quais salientamos o decreto-lei 3/2008, e a elaboração dos programas de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e de Português Língua Segunda, consolidam a importância da compreensão das especificidades das crianças e jovens com deficiência auditiva. De acordo com os pressupostos vigentes, a adoção de um modelo educativo bi/multilingue confina em si mesmo a premissa de que a aprendizagem de diversas línguas contribui de forma inequívoca para o desenvolvimento da criança. Assim, entendendo as discrepâncias de percursos escolares destes alunos ou, em alguns casos, o acesso tardio a uma língua e as diferenças estruturantes entre as diversas línguas constantes do percurso escolar do aluno com surdez, nomeadamente a LGP/L1, LP/L2 e LE2/L3, tornase pertinente determinar algumas das dificuldades na aquisição de competências intrínsecas à língua materna (LM) da maioria da população portuguesa, ou seja, o Português. Considerando a riqueza linguística dos textos literários e a estrutura da LGP, e conscientes da necessidade de limitar o campo de investigação, considerou-se necessário contribuir para a perceção das aptidões desses alunos na compreensão de textos narrativos com alguma complexidade ao nível da estrutura e da linguagem, a partir da sua leitura. Desta forma, pretendíamos determinar se estes alunos ativam os mecanismos necessários para a compreensão e apreensão adequada desses conteúdos. Para tal, elaborámos instrumentos constituídos por itens de análise de textos narrativos literários, os quais foram elaborados e selecionados de acordo com as orientações dos programas de português e os ciclos de ensino dos participantes. Assim, concebemos instrumentos para alunos surdos do 2.º e do 3.º ciclo do ensino básico, num total de 22 participantes, com o intuito de determinar a capacidade desses alunos em ativar os procedimentos necessários para a antecipação, dedução ou inferência de conteúdos de umtexto literário, principalmente na perspetiva imaterial e semântica de uma língua. Concluímos que o aluno surdo é capaz de interpretar corretamente elementos paratextuais e, consequentemente, antecipar sentidos sobre um texto. No entanto, denotamos algumas limitações na aceção de vocábulos e expressões semanticamente polivalentes, assim como na descodificação de sentidos implícitos.The constant changes in the portuguese educational system (Lei de Bases do Sistema Educativo) and in the statecrafts or guidelines of the Ministry of Education, based on diverse projects of investigation, for Intermediate and High school, of which we point out the decreto-lei n.º 3/2008 and the elaboration of the curricula for Portuguese Sign Language and Portuguese Second Language, consolidate the importance of the understanding of the particularities of children with hearing impairment. According to the current theories and legislation, the adoption of a bi/multilingual model of education confines in itself the premise of each the learning of diverse languages contributes unmistakably to the child’s development. Thus, bearing in mind these discrepancies on pupils’ educational routes or, in some cases, the delayed access to a language and the meaningful differences between the different languages at school, particularly the Portuguese Sign Language/First Language, the Portuguese Language/Second Language and the Foreign Language/ Second or Third Language, becomes pertinent to determine some of the difficulties in the acquisition of certain skills related to the abilities of the mother tongue (LM) of the majority of the Portuguese population, that is, the Portuguese. Considering the linguistic diversity of the literary texts and the structure of the Portuguese Sign Language, and the awareness of the necessity to limit the field of study, it was considered necessary to contribute for the knowledge of these pupils’ aptitudes and skills in the understanding of narrative texts with some complexity to the level of the structure and the language, by reading its content. Therefore, we intended to determine if a child with hearing impairment activates the necessary mechanisms for the adequate understanding and apprehension of these contents. In order to assess the performance of these students, we used the necessary tools and materials, which consisted in the analysis of literary narrative texts, which had been elaborated and chosen according to the guidelines of the Portuguese curriculum and the level of education of the participants. Thus, we conceived instruments for students in the intermediategrades, in a total of 22 participants, in order to determine their capacity in activating the necessary procedures for the anticipation, deduction or inference of the contents of a literary text, mainly in the incorporeal and semantics dimension of a language. We conclude that a child with hearing impairment is capable to interpret correctly paratextual elements and, therefore, to anticipate meanings concerning a text. However, we noticed that these students had some limitations decoding or understanding words or expressions semantically diverse, as well as messages with implicit meanings.porAlunos surdos : as competências inferenciais e linguísticas na compreensão de textos narrativosmaster thesis