Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão LoboAlves, Diana Rita Brito2017-07-132017-07-132017-02-092017http://hdl.handle.net/10400.14/22514Constitui objeto deste estudo compreender e explicar se os trabalhadores que recorrerem a experiências de recuperação se sentem mais satisfeitos na esfera laboral e se trabalhadores satisfeitos recorrem a experiências de recuperação. Foram utilizados dois instrumentos: Recovery Experiences Questionnaire (Sonnentag & Fritz, 2007) adaptado para a população portuguesa (Lobo & Pinheiro, 2012), configurada por quatro subescalas – Relaxamento; Procura de Desafios; Afastamento Psicológico e Controlo -, e o Cuestionario de Satisfacción (Mélia & Peiró, 1998), igualmente adaptado para a população portuguesa (Ferreira, Fernandes, Santos, & Peiró, 2010), tendo sido aplicadas três dimensões – Satisfação com a supervisão; Satisfação com o ambiente físico e Satisfação com os benefícios. Nesta investigação participaram 214 colaboradores do Hospital de Braga. Posteriormente, a base de dados inicial foi reformulada, dando origem a uma nova base dados apenas com médicos e enfermeiros. Através das análises realizadas concluiu-se que sujeitos que não recorrem a experiências de recuperação sentem-se insatisfeitos na esfera laboral e sujeitos satisfeitos na esfera laboral recorrem a experiências de recuperação.The purpose of this study is to understand and explain if the workers who use recovery experiences feel more satisfied in the labor market and if satisfied workers resort to recovery experiences. Two instruments were used: Recovery Experiences Questionnaire (Sonnentag & Fritz, 2007) adapted to the portuguese population (Lobo & Pinheiro, 2012), set by four subscales - Relaxation; Searching for challenges; Psychological distance and Control - and the Cuestionario of Satisfacción (Mélia & Peiró , 1998) , also adapted to the portuguese population (Ferreira, Fernandes, Santos, & Peiró, 2010) set by three dimensions - Satisfaction with supervision; Satisfaction with the physical environment and satisfaction with the benefits. 214 employees from Hospital de Braga participated in this study. Posteriorly, the initial database has been redesigned, giving rise to a new database composed only with doctors and nurses. Through these analyzes it was concluded that individuals who do not use the recovery experiments can feel dissatisfied at work and individuals who feel satisfied at work resort to recovery experiences.porExperiências de recuperaçãoSatisfaçãoMédicosEnfermeirosRecovery experiencesSatisfaction DoctorsNursesExperiências de recuperação e satisfação na atividade laboral em contexto hospitalarmaster thesis201611112