Fernandes, Anna Carolina Boechat ChavesBernardo, Sara Alexandra Correia2025-05-162025-05-162025-03-282024-09http://hdl.handle.net/10400.14/53298Atualmente, o employer branding destaca-se como uma estratégia-chave para as empresas, sendo a inclusão um elemento de destaque neste contexto, já que cultivar um ambiente de trabalho inclusivo fortalece a reputação como marca empregadora, atraindo e retendo talentos. Pessoas com Síndrome de Down têm vindo a integrar progressivamente o mercado de trabalho em Portugal, apesar dos obstáculos que persistem à sua plena inclusão. Tendo em conta esta realidade, a presente investigação tem como objetivo responder a duas questões de investigação: <Quais são as estratégias de employer branding que mais contribuem para promover a inclusão de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho em Portugal?= e <Quais são os obstáculos que mais impedem a inclusão de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho em Portugal?=. Recorreu-se ao uso da metodologia qualitativa através de entrevistas semiestruturadas a representantes de associações de pessoas com Síndrome de Down e a empresas que operam em Portugal e qualificam os seus processos de recrutamento como inclusivos. Os resultados desta investigação indicam que as estratégias mais eficazes para promover a inclusão de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho em Portugal são: o acompanhamento contínuo através de um tutor; a formação às equipas; as parcerias entre empresas e associações; o recrutamento inclusivo; a adaptação do ambiente de trabalho e as campanhas de celebração de datas anuais. Por outro lado, os obstáculos que mais impedem a inclusão de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho em Portugal são: a proteção em excesso por parte das famílias; a falta de continuidade de um seguimento após a escolaridade; a falta de sensibilidade e abertura por parte das empresas e a resistência cultural. Os resultados deste estudo ressaltam que, embora exista uma expectativa positiva no futuro da inclusão de pessoas com Síndrome de Down em Portugal, é crucial persistir na superação dos obstáculos acima indicados, envolvendo um esforço coletivo entre famílias, instituições educacionais, governo, empresas e associações de modo a garantir a inclusão efetiva destas pessoas no mercado de trabalho.Employer branding currently stands out as a key strategy for companies, and inclusion is a key element in this context, since cultivating an inclusive work environment strengthens the reputation of the employer brand, attracting and retaining talent. People with Down's Syndrome have been progressively integrating into the labor market in Portugal, despite the persistent obstacles to their full inclusion. Given this reality, this research aims to answer two research questions: "What employer branding strategies contribute most to promoting the inclusion of people with Down's Syndrome in the labor market in Portugal?" and "What are the obstacles that most hinder the inclusion of people with Down's Syndrome in the labor market in Portugal?". A qualitative methodology was used through semi-structured interviews with representatives of associations of people with Down's Syndrome and companies operating in Portugal that classify their recruitment processes as inclusive. The results of this research indicate that the most effective strategies for promoting the inclusion of people with Down's Syndrome in the labor market in Portugal are: continuous support through a mentor; training for teams; partnerships between companies and associations; inclusive recruitment; adapting the work environment and campaigns to celebrate annual dates. On the other hand, the obstacles that most hinder the inclusion of people with Down's Syndrome in the labor market in Portugal are: over-protection on the part of families; lack of continuity of follow-up after schooling; lack of sensitivity and openness on the part of companies and cultural resistance. The results of this study highlight that, although there is a positive expectation for the future of the inclusion of people with Down's Syndrome in Portugal, it is crucial to persist in overcoming the obstacles listed above, involving a collective effort between families, educational institutions, government, companies and associations in order to guarantee the effective inclusion of these people in the job market.porEmployer brandingInclusãoSíndrome de downMercado de trabalhoPortugalEstratégiasObstáculosEmpregabilidadeInclusionDown syndromeLabor marketStrategiesObstaclesEmployabilityEmployer branding e síndrome de down : uma análise exploratória das práticas inclusivas em Portugalmaster thesis203933249