Ferreira, Marylin RegalAlves, José MatiasPalmeirão, Cristina2023-11-302023-11-302023-11-290100-1574http://hdl.handle.net/10400.14/43245A meritocracia escolar é um mecanismo de distinção de alunos com supostos benefícios para a motivação e o reconhecimento do esforço, mas também com uma dimensão negativa associada à intensificação e estratificação das desigualdades. Assim, o principal objetivo deste estudo é a análise da literatura sobre meritocracia escolar e as lógicas de ação das escolas nesse contexto. O método adotado é uma scoping review, com a pretensão de selecionar, analisar e sintetizar a literatura encontrada em quatro bases de dados: Web of Science, Scopus, RCAAP e Google Scholar. Os resultados mostram uma necessidade de reflexão sobre os conceitos de justiça e exclusão escolar, associada à ideologia meritocrática na lógica da igualdade de oportunidades.School meritocracy is a system for rewarding students with benefits assumed for motivation and recognition of effort, but also with a negative dimension associated with the intensifica-tion and stratification of inequalities. Thus, the main objective of the present study is to analyze the literature on school meritocracy and the logics of action of schools in this context. The method used is a scoping review, aimed at selecting, analyzing and synthesizing the literature found in four databases: Web of Science, Scopus, RCAAP and Google Scholar. The results show a need for reflection on the concepts of school justice and exclusion, associated with meritocratic ideology in the logic of equal opportunities.porMeritocraciaMéritoJustiça educacionalIgualdade de oportunidadesMeritocracyMeritEducational justiceEqual opportunitiesMeritocracia, excelência e exclusão escolar: uma scoping reviewMeritocracy, excellence and school exclusion: a scoping reviewjournal article10.1590/198053141025085184274865