Torres, Eduardo CintraVieira, Maria Carolina Póvoa Carneiro de Jesus2025-04-242025-04-242025-01-072024-09http://hdl.handle.net/10400.14/53043O presente estudo teve como objetivo central analisar o crescente poder das parcerias estabelecidas entre influenciadores digitais e marcas na rede social Instagram, numa era marcada por profundas transformações sociais, económicas e tecnológicas. Estas parcerias assumem um papel cada vez mais relevante nas estratégias de marketing digital, aproximando as marcas das suas audiências de forma mais eficaz e considerada mais autêntica. Num contexto de comunicação digital que se encontra em rápida evolução, tornase crucial compreender como estas colaborações entre influenciadores, marcas e agências de marketing de influência contribuem para a criação de valor de uma marca. O estudo empírico foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa, recorrendo a uma análise de conteúdos e a entrevistas semiestruturadas realizadas a influenciadores digitais, representantes de marcas e a profissionais de agências de marketing de influência. O objetivo passou por investigar as dinâmicas e os desafios envolvidos nestas parcerias, bem como as estratégias adotadas para garantir a sua eficácia e relevância no mercado. A partir da pesquisa realizada, foi possível identificar um conjunto de práticas assentes em objetivos estratégicos que vão desde o aumento da visibilidade das marcas e a fidelização de audiências, até à criação de conteúdos autênticos e ao envolvimento direto dos consumidores. A análise revelou ainda a importância da transparência e da manutenção da autenticidade como fatores fulcrais para o sucesso das campanhas de marketing de influência. Pretendeu-se com este estudo que o conhecimento adquirido possa contribuir para melhorar as práticas de marketing digital, aumentando a eficácia das parcerias entre influenciadores e marcas, proporcionando uma visão mais aprofundada relativamente à crescente importância de colaborar com influenciadores digitais para melhorar as estratégias de comunicação das marcas.The main objective of this study was to analyze the growing power of partnerships established between digital influencers and brands on the social network Instagram, in an era marked by profound social, economic and technological transformations. These partnerships are playing an increasingly important role in digital marketing strategies, bringing brands closer to their audiences in a more effective and authentic way. In a rapidly evolving digital communication context, it is crucial to understand how these collaborations between influencers, brands and influencer marketing agencies contribute to creating brand value. The empirical study was developed through a qualitative approach, using content analysis and semi-structured interviews with digital influencers, brand representatives and professionals from influencer marketing agencies. The aim was to investigate the dynamics and challenges involved in these partnerships, as well as the strategies adopted to ensure their effectiveness and relevance in the market. From the research carried out, it was possible to identify a set of practices based on strategic objectives ranging from increasing brand visibility and audience loyalty, to creating authentic content and directly involving consumers. The analysis also revealed the importance of transparency and maintaining authenticity as key factors in the success of influencer marketing campaigns. The aim of this study is that the knowledge gained can contribute to improving digital marketing practices, increasing the effectiveness of partnerships between influencers and brands, providing a more in-depth view of the growing importance of collaborating with digital influencers to improve brands' communication strategies.porMarketing de influênciaMarketing digitalInfluenciadores digitaisMarcasInstagramAgênciasConsumidoresPublicidade e parceriasInfluencer marketingDigital marketingDigital influencersBrandsAgenciesConsumersAdvertising and partnershipsO crescente poder da parceria entre influenciadores digitais e marcas na rede social Instagrammaster thesis203898591