Alves, Paulo Alexandre PimentaSilva, Júlia Eduarda Pinto2025-02-242025-02-242024-09-242024-04http://hdl.handle.net/10400.14/48258O uso do desporto como uma ferramenta para a gestão e aprimoramento da reputação e imagem de países tem-se tornado um fenómeno crescentemente observado. Ora, esta tendência tem despertado globalmente um interesse significativo, resultando na popularização do termo sportswashing. Essa prática é definida como a utilização estratégica do desporto para desviar a atenção de questões controversas, o que suscita profundas reflexões nas esferas ética, social e económica. Por meio de uma abordagem multidisciplinar, esta tese investigará a relação entre o investimento desportivo e indicadores económicos-chave: Produto Interno Bruto (PIB), métricas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) e Índice de Desporto. Ao desenvolver um modelo de regressão que incorpore essas variáveis, o estudo visa quantificar o quanto considerações económicas e éticas influenciam as decisões de investimento em desporto, lançando luz sobre possíveis casos de sportswashing. Os resultados revelaram que o PIB é o fator mais significativo no investimento desportivo. Contudo, o Índice de Desporto emerge como relevante na Europa e no Médio Oriente. Isso leva à conclusão de que o investimento desportivo pode estar ligado à imagem pública, possivelmente suscitando questões sobre a integridade desses investimentos. São, assim, suscitadas possíveis práticas de sportswashing. No entanto, é reconhecida a complexidade do tema e a necessidade contínua de investigação.Using sport as a tool for managing and enhancing the reputation countries has become an increasingly observed phenomenon. This trend has aroused significant interest globally, resulting in the popularisation of the term sportswashing. This practice is defined as the strategic use of sport to divert attention away from controversial issues, which prompts deep reflection in the ethical, social and economic perspectives. Using a multidisciplinary approach, this thesis will investigate the relationship between sports investment and key economic indicators: Gross Domestic Product (GDP), Environmental, Social and Governance (ESG) metrics and the Sports Index developed. By developing a regression model that incorporates these variables, the study aims to quantify to which extent economic and ethical considerations influence investment decisions in sport, shedding light on possible cases of sportswashing. The results revealed that GDP is the most significant factor in sports investment. However, the Sports Index emerges as relevant in Europe and the Middle East. This leads to the conclusion that sports investment can be linked to public image, possibly raising questions about the integrity of these investments. Possible sportswashing practices are thus raised. However, the complexity of the subject and the continuing need for research is recognised.porSportswashingDesportoInvestimento desportivoImpacto económicoResponsabilidade socialSportSports investmentEconomic impactSocial responsabilityVerdade ou ilusão? : uma análise crítica do sportswashing nas finançasmaster thesis203886100