Estêvão, Carlos Alberto VilarFaria, Marilene Corrêa Nascimento Leite de2019-04-102019-04-102017-05-302017http://hdl.handle.net/10400.14/27362O presente trabalho se propõe a analisar a atuação do gestor escolar, mais especificamente quanto à promoção da cidadania. O trabalho parte de uma revisão teórica de administração e organização, compreendendo sua evolução e os vários conceitos que culminaram com a gestão de organizações educacionais. São tratados ainda os apectos relacionados com a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto sistema de ensino. Na perspectiva da cidadania, será analisada a evolução do conceito e as políticas públicas relacionadas com a inclusão escolar. Compreender o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e a importância do papel do gestor neste contexto, ajuda compreender as relações que se estabelecem para a criação de uma cultura de escola que estimule a participação dos atores envolvidos no processo educativo, em suas várias área de atuação, para além da participação burocrática e normativa, mas uma atuação que tenha como resultado uma educação que vise a formação de um ser humano histórico. O presente trabalho se propõe a analisar a atuação do gestor escolar, mais especificamente quanto à promoção da cidadania. O trabalho parte de uma revisão teórica de administração e organização, compreendendo sua evolução e os vários conceitos que culminaram com a gestão de organizações educacionais. São tratados ainda os apectos relacionados com a gestão escolar e a gestão educacional, enquanto sistema de ensino. Na perspectiva da cidadania, será analisada a evolução do conceito e as políticas públicas relacionadas com a inclusão escolar. Compreender o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e a importância do papel do gestor neste contexto, ajuda compreender as relações que se estabelecem para a criação de uma cultura de escola que estimule a participação dos atores envolvidos no processo educativo, em suas várias área de atuação, para além da participação burocrática e normativa, mas uma atuação que tenha como resultado uma educação que vise a formação de um ser humano histórico.The present work proposes to analyze the performance of the school manager, more specifically as to their role in promoting citizenship. The work starts from a theoretical review of administration and organization, understanding its evolution and the various concepts that culminated in the management of educational organizations. The aspects related to school management and educational management is also treated as a system of education. In the perspective of citizenship, the evolution of the concept and public policies related to school inclusion will be analyzed. Understanding the functioning of the Brazilian Educational System and the importance of the role of the manager in this context helps to understand the relationships established for the creation of a school culture that stimulates the participation of the actors involved in the educational process in its various areas of activity, In addition to bureaucratic and normative participation, but an action that results in an education aimed at the formation of a historical human being.porGestão escolarGestão educacionalCidadania e inclusãoSchool managementEducational managementCitizenship and inclusionGestão educacional e cidadania : análise da gestão educacional na promoção da cidadaniamaster thesis201702339