Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz eErnesto, Luís Paulo2023-01-252023-01-252018-05-082017http://hdl.handle.net/10400.14/40001O presente estudo dissertativo sobre a utilidade do projeto educativo nas escolas primárias de Luanda (Angola) na visão dos gestores escolares enquadra-se no âmbito do curso de Administração e Gestão Escolar, apresentado à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. O estudo desenvolveu-se em duas escolas (2) de profissão religiosa. Nesse estudo, adotou-se a abordagem qualitativa de investigação onde as principais fontes de informação foram as entrevistas dirigidas aos diretores e a alguns professores com experiências na área de Gestão Escolar, para além de aplicarmos os inquéritos por questionário aos professores. Nesse estudo, olha-se para o Projeto Educativo de escola como um instrumento de Gestão que define a identidade da escola, por ser um memorial, um guia de orientação da vida escolar. É um documento que pode ser forte e facilmente articulado com outros documentos institucionais da escola, pois estes consubstanciam-se naquele. O resultado da pesquisa bibliográfica associa o projeto educativo à autonomia de escola. No entanto, não se trata de uma autonomia decretada, porque a legislação escolar de Angola não faz referência a um contrato de autonomia para escolas do ensino geral. Mas, uma autonomia social entendida, de acordo com Barroso (1996a, 1996b), como o equilíbrio que se estabelece entre o poder político vigente no país, poder dos diretores, dos professores e o poder dos encarregados de educação. Também se associa o projeto educativo à eficácia escolar, visto que o fim último dele é a melhoria dos resultados escolares, isto é, a qualidade de ensino. Entretanto, falar de qualidade de ensino tornou-se na questão central no mundo escolar, pois muito se interroga sobre a capacidade de a escola responder às necessidades do século XXI. Por isso, começamos por fazer uma abordagem sobre a missão da escola enquanto organização educativa. E como a missão de uma escola concretiza-se no seu projeto educativo, focamo-nos nos níveis de concretização do mesmo projeto. Posteriormente, apresentou-se o estudo empírico onde se conclui que o projeto educativo de escola é concebido para um estilo de gestão participativo. A ser assim, a sua abordagem deve ser feita para lá da questão documental, ou seja, é preciso olhar para o projeto não somente como um produto, mas também como um processo, porque requer atualização constante. Portanto, o projeto educativo é valor extra para a escola.The present study on the usefulness of the educational project in primary schools in Luanda (Angola) in the view of school administrators falls within the scope of the School Administration and Management course presented to the Faculty of Human Sciences of the Portuguese Catholic University. The study was developed in two schools (2) of religious profession. In this study, the qualitative research approach was adopted, where the main sources of information were the interviews directed to the principals and some teachers with experiences in the area of School Management, besides applying the questionnaire surveys to the teachers. In this study, one looks at the School Educational Project as a Management tool that defines the identity of the school, because it is a memorial, a guide for school life orientation. It is a document that can be strongly and easily articulated with other institutional documents of the school, since these are embodied in that one. The result of the bibliographic research associates the educational project with the school autonomy. However, it is not a matter of autonomy enacted, because the Angolan school legislation does not refer to a contract of autonomy for schools of general education. But a social autonomy understood, according to Barroso (1996a, 1996b), as the balance between political power in the country, power of directors, teachers and power of caregivers. The educational project is also associated with school effectiveness, since the ultimate goal of it is the improvement of school results, that is, the quality of teaching. However, talking about quality of teaching has become the central issue in the school world, as much is questioned about the school's ability to respond to the needs of the 21st century. Therefore, we begin by approaching the mission of the school as an educational organization. And as the mission of a school is materialized in its educational project, we focus on the levels of achievement of the same project. Subsequently, the empirical study was presented, which concludes that the school education project is designed for a participatory management style. To be so, its approach must be done beyond the documentary question, that is, one must look at the project not only as a product, but also as a process, because it requires constant updating. Therefore, the educational project is extra value for the school.porOrganizaçãoEscolaProjeto educativoAutonomiaCultura organizacionalEficáciaOrganizationSchoolEducational projectAutonomyOrganizational cultureEffectivenessA perceção dos gestores escolares sobre a utilidade do projeto educativo nas escolas primárias de Luanda : estudo de caso múltiplomaster thesis201977559