Correia, João Alberto SousaDumbo, Afonso Lopes Mateus2025-10-092025-10-092025-09-092025http://hdl.handle.net/10400.14/55195O objetivo desta dissertação é fazer um estudo exegético-cristológico de Heb 4, 14 – 5, 1-10, onde se afirma que Jesus é sacerdote para sempre. Para entendermos esta afirmação, é preciso conhecer a teologia do Templo, com a finalidade de clarificar o sacerdócio de Jesus. Neste estudo, foram aplicados os métodos diacrónicos e sincrónicos, no sentido de nos ajudarem a responder às seguintes questões: quem é o sacerdote?, porque é que a Jesus é sacerdote? e onde é que exerceu o seu sacerdócio? As respostas adiantadas no trabalho levam-nos a considerar que a afirmação de que Jesus é sacerdote é uma novidade no NT e que o seu sacerdócio se entende no contexto do Yom Kippur, porque Ele mesmo é sacerdote, vítima, altar e, oferenda.This dissertation aims to make an exegetical-christological study of Heb 4, 14 – 5, 1-10, where it is affirmed that Jesus is a Priest forever. To understand this statement, it is necessary to know the Theology of the temple to clarify Jesus’ priesthood. This study used diachronic and synchronic methods that helped us answer the following questions: who is the priest, why is Jesus a priest, and where did he exercise his priesthood? The answers given in the paper lead us to consider that the claim that Jesus is a priest is a novelty in the NT and that his priesthood is understood in the context of Yom Kippur because he is a priest, victim, altar, sacrifice and offering.porAarãoAaronChristCristoFilhoHigh priestKingLeviMelchizedekMelquisedecPriestPriesthoodReiSacerdócioSacerdoteSacrificeSacrifícioSonSumo sacerdoteYom Kippur“O Sacerdócio de Cristo”, na carta aos Hebreus : um estudo exegético-cristológico (Heb 4, 14 – 5, 10)master thesis204002737