Azevedo, Joaquim2017-06-302017-06-302012AZEVEDO, Joaquim - Como se tece o (in)sucesso escolar: o papel crucial dos professores. In Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração e Organização Escolar: Sucesso Escolar, Indisciplina, Motivação, Direção de Escolas e Políticas Educativas, 2.º, Porto, Portugal, 25 Janeiro – 16 Maio, 2012. (Seminário “Promoção do sucesso escolar”). 12 p.http://hdl.handle.net/10400.14/22381Neste pequeno texto, que resume uma comunicação feita no Seminário sobre “Promoção do sucesso escolar”, realizado a 25 de Janeiro de 2012, no Porto, procuro realçar o papel das escolas e dos professores na promoção do sucesso escolar de todos e de cada um dos estudantes. Alcançado o grande desafio sociopolítico de levar todos os portugueses à escola, até aos 16 anos, não pode continuar a haver nas escolas mais percursos‐não, pela simples razão de que em educação não há percursos‐não (só como deseducação). A criação de percursos educativos de qualidade para cada um e para todos constitui o grande desafio da escola portuguesa neste início do século XXI. Um desafio que é, na realidade, um mandato social. As instituições educativas escolares e, em particular os professores, desempenham o papel crucial para podermos vir a cumprir este mandato, atribuindo particular atenção aos alunos que revelam mais dificuldades de aprendizagem, evitando assim que as escolas entrem numa “espiral negativa” de insucesso. Em termos finais, abordo alguns passos que poderiam ser dados para que este papel central seja efetivamente dado e bem dado.porSucesso escolarAlunos com dificuldades de aprendizagemProfessoresFormação de professoresComo se tece o (in)sucesso escolar: o papel crucial dos professoresconference object