Costa, Ricardo Jorge Fortes daGaspar, Sofia Rodrigues Pereira de Bastos2019-08-072019-08-072017-06-202017http://hdl.handle.net/10400.14/28119O presente trabalho teve como objetivo estudar em que medida os alunos de mestrados executivos em gestão da Católica Lisbon School of Business & Economics (CLSBE) de 2014/2015 são influenciados no seu papel enquanto embaixadores das organizações onde trabalham, pela avaliação que fazem da reputação corporativa dessas organizações. As questões formuladas no estudo visaram dar resposta a esse objetivo através de uma metodologia que incluiu a recolha de dados primários (via questionário on-line) e o seu tratamento estatístico no software IBM SPSS Statistics 23. Os resultados permitiram concluir que a população estudada é de facto influenciada pela avaliação de atributos de reputação corporativa, sobretudo pela perceção i) de tratamento justo dos colaboradores e ii) de orientação da organização para o cliente. Diferentes avaliações destes itens resultam em variações significativas e no mesmo sentido na frequência com que os colaboradores se preocupam em disseminar uma imagem positiva da sua organização nas suas relações sociais. Estes resultados encontram suporte teórico, nomeadamente na literatura associada à investigação de Comportamento de Cidadania Organizacional na sua dimensão de Lealdade . Concluiu-se, adicionalmente, que para o comportamento enquanto potenciais embaixadores institucionais desta população é mais relevante a análise de atributos individuais de reputação corporativa do que a avaliação global de reputação corporativa. Apesar das limitações do trabalho, relativas, sobretudo, à especificidade e dimensão reduzida da população, considera-se existir um potencial interessante de aplicação prática deste tipo de análise nas empresas. De facto, a avaliação dos atributos de reputação mais relevantes poderá ajudar a prever e aumentar o nível de desempenho dos colaboradores enquanto embaixadores das organizações onde trabalham, contribuindo para a construção de uma reputação corporativa mais favorável.porImpacto da avaliação de reputação corporativa no papel dos colaboradores enquanto embaixadores das organizações onde trabalham : o caso de alunos do Executive Master in Management de 2014/2015 da CLSBEmaster thesis201739283