Portela, Maria da Conceição Andrade SilvaMarques, Luís Manuel DionísioMarques, Tiago André2015-03-182015-03-182014-01-072013http://hdl.handle.net/10400.14/16966Com um panorama atual marcado por uma forte competitividade a nível global e uma alta volatilidade do sucesso empresarial, as organizações necessitam de efetuar constantes avaliações às estratégias implementadas. Ao determinarem indicadores que avaliam se os objetivos estratégicos estão a ser alcançados, as empresas veem as suas estratégias revelarem-se muito mais dinâmicas e bem-sucedidas. Uma ferramenta que serve como apoio à gestão estratégica e que pode ser utilizado como um sistema de avaliação do desempenho é o Balanced Scorecard que, além de permitir ligar a estratégia definida para a organização à implementação e monitorização da performance, mede o desempenho em quatro perspetivas diferentes, a financeira, a dos clientes, a dos processos internos e a da aprendizagem e crescimento. A restruturação no setor da eletricidade apresenta desafios sem precedentes à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica pela EDP. A liberalização do mercado de comercialização de eletricidade implica uma nova abordagem perante os consumidores e concorrentes. Dado que a energia elétrica é um negócio caracterizado pela significativa competitividade do preço, assim como pela dificuldade na diferenciação do serviço percecionado pelos consumidores, torna-se essencial às empresas do Grupo e direções que as compõem, avaliar o seu desempenho financeiro como o não financeiro. Este trabalho pretende descrever as tarefas efetuadas durante o estágio realizado na Direção de Automação e Telecontrolo da EDP Distribuição, referindo quais os objetivos, ferramentas utilizadas e etapas percorridas para as concluir, além da apresentação dos resultados. Adicionalmente, o presente relatório demonstra de que forma uma direção de suporte técnico de uma empresa do setor da eletricidade utiliza o Balanced Scorecard para avaliar o seu desempenho. Contudo, no final deste documento são apresentadas sugestões de melhoria da utilização dessa ferramenta.With an actual scenery marked by a strong competitiveness on a global level and a high volatility of the business success, the organizations need to constantly make evaluations to the implemented strategies. By choosing measures that evaluate whether strategic objectives are being achieved, companies see their strategies reveal themselves as much more dynamic and successful. A tool that works as a support to the strategic management and could be used as a performance measurement system is the Balanced Scorecard which allow to connect the organization defined strategy to the performance implementation and monitoring. Besides that, it, measures the performance in four different perspectives, financial, costumer, internal process and learning and growth. The restructure of the electrical sector presents unprecedented challenges to the generation, transmission and distribution of the electric power by EDP. The liberalization of the electric commercialization market implies a new approach to the consumers and competitors. Since electricity is a business characterized by significant price competitiveness, as well as by costumer’s difficulties in perceiving service differences, it becomes essential to electrical companies and their departments to assess their financial performance as well as the non-financial performance. This work aims to describe the tasks performed during the internship in Direção da Automação e Telecontrolo of EDP Distrbuição, referring the objectives, tools aplied and steps taken to conclude them, besides showing the obtained results. Additionally, this report demonstrates how a technical support department of an electric company uses the Balanced Scorecard to measure its performance. However, in the end of this document suggestions for improving the use of this tool are presented.porFerramentas de apoio à avaliação de desempenho na DATmaster thesis201496097