Estêvão, Carlos Alberto VilarSilva, Elizabete Abreu da2019-11-282019-10-10http://hdl.handle.net/10400.14/28861O presente trabalho resulta do exercício de reflexão sobre o papel do docente na área de Educação Física ao longo de vinte e três anos na Escola 2 e 3 ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade - Campanário, Região Autónoma da Madeira. A exposição do seu conteúdo divide-se em duas partes fundamentais: na primeira descreve-se e caracteriza-se o processo dos modelos organizacionais da escola: modelo burocrático e político. Para tal, considera-se a realidade e contexto em que a escola se inscreve. Aborda-se também, a temática do Desporto como meio para desenvolver os valores no meio escolar. Na segunda parte, após a caracterização da escola, estabelece-se uma relação entre a operacionalização dos valores desportivos no meio escolar (segundo a nova flexibilidade curricular); faz-se referência às actividades desenvolvidas pela docente e realiza-se uma reflexão sobre a sua acção enquadrada nas dimensões indicadas pelo Decreto-Lei nº55/2018, que define o perfil do aluno. Aqui destaca-se os aspectos relativos ao processo de transmissão de valores fundamentais para a melhoria do desempenho dos alunos, tendo em conta a sua dimensão cientifica e pedagógica e a dimensão de participação nas actividades da escola e comunidade local, num processo que se pretende de formação contínua e de desenvolvimento pessoal de cada um deles.This work results from the exercice of reflection on the teaching performance in the physical education area at the School 2 and 3ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade - Campanário, Madeira Island, over the twenty three years that i teach at that school. Its organized in two parts: the first describes and charactherizes the models of organization of schools in the context where the school subscribes. The second part referes the activities that the teacher developed and its reflection on his own action, freamed by the aspects mentioned in the Document "Student Profile". The main points are the transmition of human values to physical education students in a cientific and pedagogic way, where the participation in local activities and comunity are involved in a process of personal development.porEscolaEducação FísicaOrganizaçãoValoresReflexão criticaPerfil do alunoRelação com a comunidadeProjectos de intervenção pedagógicaSchoolPhysical EducationCritical reflectionHuman valuesRelashionship with the local comunitIntervention projectsEscola e desporto : uma análise reflexiva sobre os contributos da actividade desportiva no desenvolvimento nos jovens estudantesmaster thesis202313131