Formosinho, Júlia Fátima Domingues Basto de OliveiraSousa, Joana Catarina Mendes da Silva de2022-08-092022-08-092017-07-272016-09http://hdl.handle.net/10400.14/38555Este estudo situa-se no âmbito das pedagogias participativas, especificamente na Pedagogia-em-Participação (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; OliveiraFormosinho & Formosinho 2011, 2013, 2016a). Situa-se, portanto, em três instâncias: a pedagogia da infância; a formação em contexto; a investigação praxiológica (cf. OliveiraFormosinho, 2016b). É um estudo centrado no desenvolvimento de processos de formação em contexto, na construção de compreensão sobre estes processos e os seus efeitos para a transformação do contexto e dos atores envolvidos, com vista à construção de conhecimento sobre a transformação (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012). Do ponto de vista metodológico, o estudo situa-se no paradigma qualitativo e privilegia o estudo de caso como método de estudo. O estudo de caso foi desenvolvido por processos de investigação praxiológica (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012; Bertram & Pascal, 2012). O estudo desenvolve uma ética de respeito pelos participantes e pelo processo investigativo (cf. Bertram et al., 2016) garantindo o consentimento informado e voluntário e a confidencialidade dos dados e assegurando o direito à privacidade. O estudo evidencia que a formação em contexto é um veículo para a transformação da pedagogia, porque se constitui em desenvolvimento profissional praxiológico (cf. OliveiraFormosinho, 2016a). Este estudo contribui para a discussão e a reflexão sobre as políticas de desenvolvimento profissional ao serviço da reconstrução das práticas e da melhoria da qualidade dos contextos de educação de infância, enquanto via privilegiada para o exercício dos direitos das crianças e dos adultos e a vivência da participação, da democracia e da equidade.The study is located within participatory pedagogies, specifically Pedagogy-inParticipation (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Oliveira-Formosinho & Formosinho 2011, 2013, 2016a). Thus, it is located within three stances: childhood pedagogy; contextual professional learning; praxeological research (cf. OliveiraFormosinho, 2016b). It aims to analyse and understand the processes of contextual professional learning and its effects on contextual change (context and participants) and to build knowledge on this change (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012). The research is undertaken as a case study, of qualitative nature, by means of praxeological research processes (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012; Bertram & Pascal, 2012). The research is grounded on an ethics of respect for participants and the research process (cf. Bertram et al., 2016) ensuring voluntary and informed consent, anonymity and confidentiality and data protection. The study asserts that contextual professional learning is a means for transforming pedagogy because it constitutes praxeological professional development (cf. OliveiraFormosinho, 2016a). The study contributes to the debate and thinking on professional development politics that serve the reconstruction of practices and quality improvement of early childhood settings, this being a privileged way for exercising children’s and adults’ rights and for living participation, democracy and equity.porPedagogia-em-participaçãoFormação em contexto e desenvolvimento profissionalInvestigação praxiológicaTransformação praxiológicaPedagogy-in-participationContextual professional learning and professional developmentPraxeological researchPraxis transformationFormação em contexto : um estudo de caso praxiológicomaster thesis201721945