Ferreira, Maria Amélia DiasSilva, Filipa Tavares da2023-04-242023-04-242022-12-092022-09http://hdl.handle.net/10400.14/40938No âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa, foi solicitada a elaboração de um relatório. O presente relatório procura descrever e refletir sobre o meu desempenho e processo de aprendizagem efetuado nos estágios realizados, quer no âmbito da enfermagem especializada, quer no desenvolvimento de competências académicas. A capacidade de mobilizar a evidência científica para a prática de modo a prestar melhores cuidados e com qualidade, a capacidade de tomar decisões clínicas diferenciadas, bem como a aquisição de competências na área da pessoa em situação critica foram uma constante ao longo dos estágios. O trabalho engloba os contributos deixados nos locais de estágio como a realização de um folheto informativo sobre os ensinos da técnica inalatória no serviço de urgência e uma revisão integrativa da literatura sobre as práticas forenses do enfermeiro no extra-hospitalar. O documento envolve uma primeira parte relativa à caracterização do contexto de estágio, de forma a integrar e conhecer as dinâmicas organizacionais e funcionais dos locais de estágio e uma segunda parte em que se analisa e se reflete sobre as experiências e atividades desenvolvidas, bem como as competências adquiridas a partir dos objetivos previamente traçados. A metodologia utilizada baseia-se numa metodologia descritiva e analítico-reflexiva.Within the scope of the Master's Degree in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for the Person in Critical Situation, at the Universidade Católica Portuguesa, a report was requested. This report seeks to describe and reflect on my performance and the learning process carried out in the internships carried out, both in the field of specialized nursing and in the development of academic skills. The ability to mobilize scientific evidence for practice in order to provide better and quality care, the ability to make differentiated clinical decisions, as well as the acquisition of skills in the area of the person in critical situation were a constant throughout the internships. The work encompasses the contributions left in the training places, such as the creation of an informative leaflet on the teaching of inhalation technique in the emergency department and an integrative review of the literature on the forensic practices of nurses in the extra-hospital environment. The document involves a first part related to the characterization of the internship context, in order to integrate and know the organizational and functional dynamics of the internship places and a second part in which the experiences and activities developed, as well as the competences acquired from the previously outlined objectives. The methodology used is based on a descriptive and analytical-reflective methodology.porEnfermeiro especialistaPessoa em situação críticaEnfermagem médico-cirúrgicaCompetência comumCompetência específicaSpecialist nursePerson in a critical conditionCommon competenceSpecific competenceUm percurso de desenvolvimento de competênciasmaster thesis203222741