Machado, Joana Pinto Leite CésarGalhardas, Ana Rita da Silva2020-04-282019-11-252019http://hdl.handle.net/10400.14/30432Hoje em dia, estima-se que a maior parte do tráfego da Internet é devido aos motores de busca, sendo que é crucial aparecer nos primeiros resultados dos motores de pesquisa. Tendo em conta esta informação, todas as marcas com presença online investem em estratégias de marketing para obter o maior número de visitas possível ao seu site. Há várias formas de trazer tráfego para o site de uma marca, sendo que as maiores diferenças nos vários tipos de tráfego são se este é pago ou não (este estudo foca-se no último tipo de tráfego). O presente relatório de estágio, integrado no Mestrado de Marketing da Universidade Católica Portuguesa, teve como principal objetivo analisar o conceito de tráfego orgânico (ou não pago), e compreender como este pode ser melhorado através do Search Engine Optimization (SEO), contribuindo, assim, para otimizar a performance do site. Para a realização deste estudo, foi selecionada uma metodologia de estudo de caso, envolvendo o estudo de uma marca reconhecida, que é cliente da empresa onde foi realizado o estágio curricular, Performics. A marca escolhida para este estudo foi a Iglo, uma marca do setor alimentar referente aos congelados, com bastante notoriedade em Portugal. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma análise exaustiva aos dados do site relativos a 2018. Posteriormente, foi elaborada uma comparação entre o ano de análise e o ano anterior. Ao mesmo tempo, foi analisado o método habitualmente adotado pela equipa da Performics, assim como o método que foi adaptado à conta da Iglo. Tendo em conta todas as evidências apresentadas ao longo do relatório, a investigação concluiu que o SEO teve um impacto muito positivo na performance do site da marca, contribuindo para influenciar favoravelmente a interação dos consumidores com a Iglo através do seu site.Nowadays, most of the Internet traffic comes from search engines, therefore, it is crucial that the brand website appears in the first results of the search engines. Having this in mind, every brand that has a website is investing in marketing strategies to attract the highest number of visits possible to their website. There are several ways to attract consumers to the website, and the big difference among them is they are related with paid traffic or not (in this study we will focus on the latter). This internship report had as main objective to analyze the concept of organic traffic (or non-paid traffic) and to understand how SEO can improve this type of traffic, and, consequently, the performance of the website. We selected a case study strategy for this study, and analyzed a well-known brand in Portugal, which is a relevant client of the company where the internship was developed. The brand chosen was Iglo, a brand from the food and frozen sector, with high brand awareness in Portugal and across Europe. In this study we analyzed data linked with Iglo’s website performance during the year of 2018, and compared this data with the data from the previous year. Besides, we analyzed the working methodology that Performics usually applies in terms of SEO, as well as the methodology specifically applied to Iglo account. The analysis of the results, allowed us to conclude that SEO had a significant positive impact on the performance of Iglo’s website, and favorably influenced the interaction of consumers with the brand’s website.porMotor de pesquisaSEOTráfego orgânicoOn-Page SEOOff- Page SEOSearch engineOrganic trafficComo o SEO contribui para melhorar a performance de um site : estudo de caso da Iglomaster thesis202457672