Carvalho, Cristina Sá2024-10-302024-10-302024-109789899539068http://hdl.handle.net/10400.14/47085No contexto da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Moral e ReligiosaCatólica promoveu-se a aplicação da Pedagogia do Serviço (que desenvolve competências sociais,morais e cívicas de largo espectro e a cooperação, assim como aprofunda a aprendizagem deconteúdos) com o intuito de melhorar a formação cidadã dos estudantes e, com estes, dos seusalunos, assim como fomentar práticas mais constantes e mais complexas de reflexão/celebração paraa avaliação formativa. Os estudantes de mestrado foram convidados ao serviço à escola e àcomunidade e a integrar esta pedagogia na sua própria lecionação. Como resultado, verificou-semelhor aprendizagem de estudantes e de seus alunos e uma melhor reflexão sobre processos eprodutos alcançados, assim como sobre a experiência vivida por uns e por outros, em conjunto.porDemocraciaCidadaniaServiçoAvaliaçãoFormativaDemocratizar a sociedade: o potencial transformador da pedagogia do servilo na escola básica e secundáriajournal article