Cunha, JorgeSousa, Bruno Miguel Guedes de2023-11-242024-11-242023-07-11http://hdl.handle.net/10400.14/43185Assumimos, para o presente trabalho, a compreensão da Ecologia Integral presente na Laudato Si’, enquanto síntese do pensamento científico desenvolvido nas últimas décadas. Tudo está profundamente relacionado e interdependente. As diversas dimensões da vida, que constituem a realidade – ambiente, economia, política, justiça, cultura, urbanismo -, na sua configuração subjetiva e social, não são dissociáveis. Aceitar esta configuração poliédrica é reconhecer, como refere Morin, o paradigma da complexidade da realidade, por oposição ao paradigma simplificador da mesma. Aceitar este pressuposto de partida constitui um desafio ético, que possibilitará que a Ecologia se assuma como plataforma de diálogo académico e cívico, no âmbito de processos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O despojamento da pretensa hegemonia do pensamento, abre espaço para fecundar uma cultura de diálogo alargado. Estamos diante de uma janela de oportunidade para retirar a teologia, nomeadamente a teologia moral, do gueto ou marginalidade académica e cívica, assumindo a possibilidade de ser uma voz na vida pública. Trata-se de um “espaço” onde a ciência teológico-moral, enquanto teologia pública, fundada no Evento do Cristo, apresenta o seu contributo para que, em conjunto, seja possível atuar a Transição Ecológica, em todas as suas dimensões. Para isso, combatendo o abstracionismo, que por vezes o discurso teológico assume, sem qualquer articulação com a quotidianidade da vida, faremos um percurso de reflexão sistemática, que culminará na proposta teórica de uma prospetiva projetual, não fechada ou absoluta, mas, sim, evolutiva e aberta a novos horizontes.Regarding the present essay, we assume the understanding of the Integral Ecology as suggested by the Laudato Si’, as a synthesis of the scientific thought that has been developed over the last decades. Everything is deeply connected and interdependent. The different dimensions of life and reality – environment, economy, politics, justice, culture, and urban development – are not dissociable, both in their social and subjective landscapes. To acknowledge such a polyhedral structure is to assume, as Morin mentions, the paradigm of the complexity of reality as opposed to a simplistic one. The acceptance of this assumption constitutes an ethical challenge, which provides Ecology with the possibility of becoming a platform for academic and civic dialogue, within the framework of interdisciplinary as well as cross-disciplinary processes. The disengagement from the presumed hegemony of thought opens up space to enrich a culture of expanded dialogue. We are being presented with a window of opportunity to retrieve theology, and particularly moral theology, from the academic and civic ghetto in which has been, and thus assuming the possibility of becoming audible in the public sphere. It is a “place” where the science of moral theology, as public theology founded on the Christ Event, offers its contribution towards the Ecological Transition in all its dimensions. For this purpose, while fighting the abstractions without any correlation with daily life which theology often embraces, we shall carry out a systematic reflection on these issues which will lead to a theoretical proposal of a prospective project, not closed nor absolute, but rather evolutive as well as open to new horizons.porEcologiaÉticaRelaçãoDiálogo académico e cívicoLaudato SiPensamento complexoInterdisciplinaridade e transdisciplinaridadeTeologia moralProjeto prospéticoTransição ecológicaEcologyEthicsRelatednessAcademic and civic dialogueComplex thoughtInterdisciplinarity and cross-disciplinarityMoral theologyProspective projectEcological transitionA experiência ecológica integral, segundo a Laudato Si, como desafio ético e plataforma de diálogo académico e cívicoother