Farias, José Jacinto Ferreira de2024-11-262024-11-2620129789725403730http://hdl.handle.net/10400.14/47275A experiência cristã está marcada pela imprevisibilidade e pelo risco. Isto foi especialmente sentido na Idade Média mais tardia, durante a qual a imagem de Deus subjacente à experiência religiosa continha em si os contornos do imprevisível e do inseguro, pois ao crente ninguém podia dar a certeza de estar salvo, sempre exposto à gratuidade da graça. O que foi sentido pela teologia na Idade Média corresponde ao núcleo essencial do querigma cristão e vale, por conseguinte, também para hoje. O querigma proclama que a salvação é oferecida a todos os homens, pois Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (cf. Tim 2,3). Tendo como referência, entre outras, as figuras bíblicas da arca de Noé e da barca de Pedro, a teologia patrística via a Igreja como espaço seguro de salvação. Deve-se a S. Cipriano de Cartago o célebre axioma salus extra eclesiam non est e o Concílio Vaticano II proclama que a Igreja é sinal eficaz e lugar seguro onde a salvação pode encontrar-se (LG 8). No entanto, a Igreja não garante a ninguém a salvação, pois esta é um dom de Deus e não uma certeza adquirida. Ninguém pode ter a certeza de um desfecho positivo da própria existência. Vivemos na esperança, não na certeza da salvação. A soteriologia está marcada por esta incerteza e radical insegurança. Mais do que estar certo da salvação, o cristão deve humildemente invocar a graça de ser contado entre os eleitos. O presente estudo, um ensaio de soteriologia narrativa, pretende ser um contributo para dar razões da esperança. O movimento da incerteza à esperança evoca a trajectória da existência humana enquanto tal e também do risco abissal do amor, mesmo do humano e divino morrer de amor, onde o sentido da vida se decide.The Christian experience is marked by unpredictability and risk. This was especially felt in the later Middle Ages, during which the image of God underlying religious experience contained within itself the contours of the unpredictable and the insecure, for no one could give the believer the certainty of being saved, always exposed to the gratuitousness of grace. What theology felt in the Middle Ages corresponds to the essential core of the Christian kerygma and is therefore valid today as well. The kerygma proclaims that salvation is offered to all men, for God wants all to be saved and to come to the knowledge of the truth (cf. Tim 2:3). With reference to, among others, the biblical figures of Noah's ark and Peter's boat, patristic theology saw the Church as a safe space of salvation. We owe the famous axiom salus extra eclesiam non est to Saint Cyprian of Carthage, and the Second Vatican Council proclaims that the Church is an efficacious sign and a sure place where salvation can be found (LG 8). However, the Church does not guarantee salvation. We owe the famous axiom salus extra eclesiam non est to Saint Cyprian of Carthage, and the Second Vatican Council proclaims that the Church is an efficacious sign and a sure place where salvation can be found (LG 8). However, the Church does not guarantee salvation to anyone, for this is a gift from God and not an acquired certainty. No one can be sure of a positive outcome of their own existence. We live in hope, not in the assurance of salvation. Soteriology is marked by this uncertainty and radical insecurity. Rather than being certain of salvation, the Christian must humbly invoke the grace of being numbered among the elect. The present study, an essay of narrative soteriology, aims to be a contribution to give reasons for hope. The movement from uncertainty to hope evokes the trajectory of human existence as such and also of the abyssal risk of love, even of the human and divine dying of love, where the meaning of life is decided.porTeologiaIdade médiaSoteriologiaReligiãoIncarnaçãoExperiência cristãExperiência religiosaTheologyReligionIncarnationChristian experienceReligious experienceMiddle agesSoteriologyDa incerteza à esperança: Ensaio de uma soteriologia narrativa. Uma releitura teológica do motivo da incarnaçãoFrom uncertainty to hope: Essay on a narrative soteriology. A theological rereading of incarnation's motifbook10.34632/9789725409299