Portela, MariaCamanho, A. S.Azevedo, Joaquim2011-09-082011-09-082006PORTELA, Maria; CAMANHO, A.S.; AZEVEDO, Joaquim - Análise do valor acrescentado de escolas portuguesas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. N.º 5 (2006), p. 129-163http://hdl.handle.net/10400.14/5325Este artigo compara dois métodos de cálculo do valor acrescentado numa amostra de escolas Portuguesas. Um dos métodos é o Data Envelopment Analysis (DEA) e o outro é o método actualmente usado pelo Department for Education and Skills (DfES) no Reino Unido. Os resultados obtidos mostram diferenças substanciais entre os métodos, o que reflecte ênfases distintas: o DEA analisa os melhores desempenhos dos alunos, enquanto o método do DfES analisa os desempenhos médios dos alunos. A maior vantagem do método usado pelo DfES é a sua simplicidade, embora confunda os efeitos devidos aos alunos com os efeitos atribuíveis às práticas da scola. No DEA, os efeitos devidos à escola e aos alunos são considerados separadamente, o que permite perceber melhor as razões das diferenças entre escolas. A informação retirada de ambos os métodos deve ser entendida como complementar, o que significa que o uso conjunto destes métodos permite uma melhor avaliação do desempenho das escolas.porAnálise do valor acrescentado de escolas portuguesasjournal article