Fonseca, AntónioVeríssimo, LurdesCosta, Maria Teresa Mansilha da2013-07-052013-07-052009http://hdl.handle.net/10400.14/11879O presente estudo, debruça-se sobre a realidade das dificuldades de aprendizagem (DA), não apenas do ponto de vista dos seus protagonistas (os alunos), mas também considerando o impacto dos sistemas, familiar e escolar. Como contextos desenvolvimentais, importa atentar na relação entre estes e o aluno com DA). Para tal, foi constituída uma amostra com 6 alunos com DA (sinalizados pelas suas professoras), seus encarregados de educação e seus professores. Recorrendo a uma metodologia mista foi possível verificar o não comprometimento cognitivo destes alunos, mas uma incidência significativa de padrões de internalização. A acção dirigida por pais e professores é valorizada pelos alunos, o que permite guiar investigações e acções futuras.The present study focuses, on the reality of the learning disabilities (LD), not only from the point of view of their protagonists (students), but also considering the impact of family and school. It is important to look at the relationship between the students with learning disabilities and their developmental contexts. The sample was composed by 6 LD students (indicated by their teachers), their parents and their teachers. Using a mixed methodology, it was not possible to check the cognitive impairment of these students; however we could find a significant effect of internalization patterns. Students valued the action led by parents and teachers, which can guide future investigations and actions.porDificuldades de aprendizagemFamíliaEscolaLearning disabilitiesFamilySchoolDificuldades de aprendizagem : impacto dos sistemas familiar e escolarmaster thesis