Monteiro, Ana Carolina da RochaMachado, Joana Filipa da Silva2025-07-112025-07-112025-05-262025-03http://hdl.handle.net/10400.14/53879O presente relatório, elaborado de forma descritiva e reflexiva, surgiu no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, da 17ª Edição do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Expõe o percurso referente ao estágio, decorrido em dois contextos, num Serviço de Urgência e numa Unidade de Cuidados Intermédios Médicos, refletindo criticamente sobre as competências desenvolvidas e analisando as atividades realizadas, enquanto futura mestre e enfermeira especialista. Inicia-se com uma introdução, após a qual é exposto o percurso realizado para início de aquisição de competências, no primeiro estágio, previamente à Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, que foram as bases para a continuidade do processo. No terceiro capítulo, contextualizaram-se os dois locais onde o estágio da Unidade Curricular decorreu. Segue-se o quarto capítulo, com análise e reflexão crítica do processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista na área de especialização. Para cada domínio de competências comuns, explanaram-se as atividades desenvolvidas, que permitiram alcançar os objetivos previamente definidos e, desenvolver competências comuns e específicas da área de especialização. Culmina com uma reflexão final, sintetizando as ideias chave, incluída na conclusão. Foram exploradas várias atividades, com destaque na elaboração de instruções de trabalho e colaboração em auditorias, o desenvolvimento de ferramentas de apoio e implementação de um projeto formativo. Foram ainda elaboradas diversas pesquisas bibliográficas, para sustentar a prática baseada na evidência, com destaque para a revisão de literatura sobre o impacto da segurança psicológica dos profissionais de saúde, na qualidade dos cuidados à pessoa em situação crítica. Com base nos resultados deste trabalho, foi iniciada uma scoping review, ainda em curso, cujo protocolo será partilhado em evento científico e cujos resultados se pretende publicar em revista científica. Acrescentam-se, ainda, reflexões críticas realizadas sobre os cuidados prestados e as implicações para a prática, refletindo desenvolvimento profissional e pessoal. Este percurso académico, representa o início de um contínuo de desenvolvimento de competências na procura da excelência profissional. Foram desenvolvidas competências no âmbito da prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, nos diferentes domínios que refletem uma prática com respeito pelos aspetos éticos e legais, valorizando a esfera da comunicação; melhoria contínua da qualidade, na procura de ambientes de prática de enfermagem seguros e atrativos; na prevenção e controlo de infeção e antimicrobianos; na gestão integrada de cuidados de enfermagem, reconhecendo precocemente sinais de instabilidade e risco de falência orgânica; na gestão de recurso materiais e humanos; e no desenvolvimento de aprendizagens profissionais, demonstrando autoconhecimento, capacidade de trabalho em equipa e baseando a prática clínica em evidência científica atualizada. Por fim, denota-se neste percurso a riqueza de experiências, e o sentido de constante procura de conhecimento que possibilitaram a aquisição de competências e o desenvolvimento de capacidade analítica, crítica e reflexiva, enquanto futura Mestre e Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica.This report, prepared in a descriptive and reflective way, was developed within the scope of the Curricular Unit “Estágio Final e Relatório” part of the 17th Edition of the Master’s Degree in Medical-Surgical Nursing, in the area of Nursing for Critical Ill Patient, at the School of Nursing (Porto) of the Universidade Católica Portuguesa Presents the journey through the most recent internships, carried out in an Emergency Service and a Medical Intermediate Care Unit, critically reflecting on the competencies acquired and analyzing the activities developed as a future master's graduate and specialist nurse. It begins with an introduction, followed by a description of the initial steps taken toward acquiring competencies in the first internship, prior to the Curricular Unit “Estágio Final e Relatório” which served as the foundation for the continuation of this process. The third chapter contextualizes the two settings where the internships took place. The fourth chapter follows with an analysis and critical reflection on the process of developing the competencies of the specialist nurse in this field of expertise. For each domain of common competencies, the activities undertaken are outlined, demonstrating how the predefined objectives were achieved and how both common and specialized competencies were developed. The report concludes with a final reflection, summarizing the key ideas in the conclusion. Several topics were explored, high1lighting the development of work instructions and collaboration in audits, including the creation of support tools and the implementation of a training project. Notably, multiple bibliographic searches were conducted to support evidence-based practice, with a particular focus on a literature review regarding the impact of healthcare professionals’ psychological safety on the quality of critical care. Based on the results of this work, a scoping review was initiated, which is still ongoing, the protocol will be shared at a scientific event and the final results are intended to be publish in a scientific journal. Additionally, numerous critical reflections were made on the care provided from the perspective of the specialist nurse, analyzing the implications for practice and demonstrating both professional and personal development. This academic journey represents the beginning of a continuous process of competency development in the pursuit of professional excellence. Competencies were developed in the field of care for individuals in critical situations, across various domains that reflect a practice based on ethical and legal considerations, emphasizing communication; continuous quality improvement to ensure safe and attractive nursing practice environments; infection and antimicrobial prevention and control; integrated nursing care management, with an early recognition of signs of instability and risk of organ failure; resource management, both material and human; and the development of professional learning, demonstrating self-awareness, teamwork skills, and a practice based on up-to-date scientific evidence. Finally, this journey highlights the richness of experiences and the constant pursuit of knowledge, which have enabled the acquisition of competencies and development of analytical, critical, and reflective skills as a Master's graduate and Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, in the Area of Critical Ill Patient.porPessoa em situação críticaAmbientes de prática de enfermagemServiço de urgênciaUnidade de cuidados intermédios médicosPerson in critical situationNursing practice environmentsEmergency serviceMedical intermediate care unitAmbientes de prática de enfermagem especializada à pessoa em situação críticaSpecialised nursing practice environments for people in critical situationmaster thesis203954629