Sousa, Gonçalo Vasconcelos eSkoda, Sónia Maria de Oliveira Gonçalves2024-01-162024-01-162023-09-142022-10http://hdl.handle.net/10400.14/43604Nesta tese, procurou-se examinar a presença das joalherias e joalheiros, o uso das joias e o papel que elas tiveram para a sociedade na cidade de São Paulo entre 1880 e 1940, período em que a cafeicultura enriqueceu a elite e trouxe desenvolvimento para a capital paulista. Nesse contexto, ocorreram profundas transformações no comércio, na indústria, no urbanismo, nas sociabilidades e na moda, acompanhadas do crescimento populacional. Também surgiu uma classe social mais exigente, propiciando um comércio mais especializado. O luxo passou a ser um importante segmento de negócios no qual a marca, o design e a beleza passaram a se impor na sociedade brasileira, que acatava a influência da França – ícone da elegância. As joalherias se especializaram, importando e comercializando joias, relógios, objetos de arte, decoração e utilitários, itens importantes adquiridos para presentear em casamentos, integrando as corbeilles de mariage, em festas de Natal, Ano-Novo, entre outras ocasiões especiais. Foi no Triângulo Central, e principalmente na Rua 15 de Novembro, onde parte das joalherias se estabeleceram. Entre estas se destacou a Casa Michel de Worms Irmãos, joalheiros de origem francesa cujos antepassados já haviam trabalhado neste ramo de negócios e possuíam conhecimento do ofício. Com filial no Rio de Janeiro, Santos, Buenos Aires e Montevideo, a joalheria tinha casa de compras em Paris, de onde fazia suas importações. Os estabelecimentos comercializavam joias de metais nobres e gema; relógios de marcas suíças, alemãs e outras; objetos de arte, decoração e utilitários de afamados fornecedores estrangeiros. Entre 1880 e 1940, esses produtos seguiram as tendências artísticas europeias dos estilos Neoclássico, Belle Époque, Art Nouveau e Art Déco. No Catálogo Geral da Casa Michel de 1913, podem-se observar a tendência estética e a diversidade de produtos comercializados, assim como no Catálogo de 1937. Os irmãos Worms, bem como outros proprietários de joalherias elencadas neste trabalho, procuravam participar de eventos sociais, esportivos e culturais da sociedade paulista, ganhando, assim, a confiança e o prestígio de uma elite que procurava se afirmar.In this thesis, we sought to examine the presence of jewelry stores and jewelers, the use of jewelry and the role they had for society in the city of São Paulo between 1880 and 1940, a period in which the coffee industry enriched the elite and brought development to the capital of São Paulo. In this context, profound transformations occurred in commerce, industry, urban planning, sociability, and fashion, accompanied by population growth. A more demanding social class also emerged, leading to a more specialized trade. Luxury became an important business segment in which the brand, the design and the beauty started to impose itself in the Brazilian society, which followed the influence of France - icon of elegance. The jewelry stores became specialized, importing and selling jewelry, watches, art objects, decoration and utilitarian items, important items acquired as gifts at weddings, as part of the “corbeilles de marriage”, at Christmas and New Year's Eve parties, among other special occasions. It was in the Central Triangle, and mainly at Rua 15 de Novembro, where part of the jewelry stores had been established. Among them was Casa Michel de Worms Irmãos, French origin jewelers whose ancestors had already worked in this business and had knowledge of the trade. With branches in Rio de Janeiro, Santos, Buenos Aires, and Montevideo, the jewelry store had a buying house in Paris, from where it made its imports. The establishments commercialized jewelry made of noble metals and gemstones; Swiss, German and other watches brands; objects of art, decoration, and utilitarian items from renowned foreign suppliers. Between 1880 and 1940, these products followed the European artistic trends of the Neoclassical, Belle Époque, Art Nouveau and Art Deco styles. In the 1913 General Catalogue of the Casa Michel, one can observe the aesthetic tendency and the diversity of commercialized products, as well as in the 1937 Catalogue. The Worms brothers, as well as other jewelry store owners listed in this work, sought to participate in social, sporting and cultural events of São Paulo society, thus gaining the trust and prestige of an elite that sought to affirm itself.porJoalheriasJoiasObjetos de arteLuxoCasa MichelJewelry storesJewelryArt objectsLuxuryCasa MichelCasa Michel de Worms Irmãos : as joias, as joalherias e o comércio de luxo na cidade de São Paulo no período de 1880-1940Casa Michel de Worms Irmãos : jewelry, jewelry stores and luxury commerce in the city of São Paulo, from 1880-1940doctoral thesis101722133