Nazareth, AdrianoCosta, Ricardo Vieira de Melo2015-05-182015-05-182013-06-112013http://hdl.handle.net/10400.14/17632A presente dissertação propõe-se validar a hipótese de trabalho de que a direção artística pode ser considerada um instrumento importante e útil para a exposição narrativa fílmica. O caminho percorrido para a confirmação dessa hipótese de trabalho é feito em quatro etapas. Num primeiro momento, procura-se oferecer um retrato da área de ação do diretor artístico, distinguindo-a da do production designer e descrevendo a rede de relações estabelecidas com o realizador, o produtor e o diretor de fotografia. O segundo capítulo constitui-se como sede de uma reflexão sobre as vantagens de uma abordagem semiótica de filmes, comprovada pela análise de três obras: Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, RocknRolla – A Quadrilha (2008, de Guy Ritchie) e Amigos Improváveis (2012, de Eric Toledano e Olivier Nakache). No terceiro capítulo são descritas as fases de pré-produção e filmagem da curta-metragem Pária, criada para a unidade curricular de Projeto Final, de que o autor desta dissertação foi o diretor artístico, sendo evidenciada a forma como os elementos visuais introduzidos concederam espessura à narrativa fílmica, complementando-a e reforçando-lhe a mensagem. No momento conclusivo da dissertação legitima-se a hipótese de trabalho avançada e afirma-se a importância da direção artística para a criação de camadas de significado que convidam a uma multiplicidade de leituras. No seu conjunto, a dissertação confirma a importância do trabalho de um diretor artístico, ao mesmo tempo que tenta contribuir para a definição da sua área de competências. Torna ainda evidente que o trabalho de um diretor artístico exige capacidade de investigação, flexibilidade e aptidão para o trabalho colaborativo, características que terão de ser sempre temperadas por uma forte capacidade criativa.porExposição de narrativa através da direção artísticamaster thesis