Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasBotelho, Mariana Leotte Teixeira2021-07-282021-07-282021-02-202020http://hdl.handle.net/10400.14/34310Todos sabemos que vivemos numa era em que a internet e as tecnologias digitais estão presentes no nosso quotidiano e em que é cada vez mais comum as crianças estarem habituadas a usar certos canais digitais desde muito pequenas. Mesmo que os adultos não estimulem a essa utilização, as crianças são muito atraídas pelas tecnologias digitais, são muito curiosas e procuram aprender. As marcas e os profissionais de marketing procuram aproximar-se dos consumidores através das ferramentas que sejam mais eficazes. O YouTube é um dos canais mais utilizados, sendo que as crianças são detentoras de uma grande maioria das visualizações de conteúdos do mesmo. Com a evolução do mundo digital, as crianças nascem já num contexto digital, estando familiarizadas com as mais diversas e avançadas tecnologias. Já desde muito jovens, procuram informação e gostam de estar a par das tendências. É neste contexto que se insere a presente investigação, que partindo de três questões, procura estudar o consumidor infantil, avaliando como as marcas se relacionam com os tweens (8 a 12 anos) através do YouTube e dos youtubers, e de como estas crianças se tornam, ou não, influentes do consumo familiar. É através de uma metodologia quantitativa operacionalizada através da aplicação de dois inquéritos por questionário (um dirigido às famílias e outro ao mercado) que se procura responder aos objetivos definidos para a presente dissertação. O questionário sobre a perspetiva das famílias obteve 38 respostas de tweens e 309 de adultos. Já o questionário sobre a perspetiva do mercado foi respondido por 42 profissionais de marketing. O presente estudo permitiu concluir que os youtubers influenciam de forma evidente, quer na perspetiva dos pais quer dos profissionais de marketing, os comportamentos dos tweens e que estes, por sua vez, têm também impacto nos comportamentos dos pais, influenciando o consumo do agregado familiar. Assim, as vantagens para as marcas em trabalharem com youtubers prendem-se com o aumento da visibilidade e com o impacto real nos comportamentos de consumo dos tweens e dos restantes membros do agregado familiar.We all know that we live in an age where the internet and digital technologies are present in our daily lives and where it is increasingly common for children to be used to using certain digital channels from a very young age. Even if adults do not encourage this use, children are very attracted to digital technologies, are very curious and seek to learn. Brands and marketers seek to get closer to consumers through the tools that are most effective. YouTube is one of the most used channels, and children own a large majority of its content views. With the evolution of the digital world, children are born already in a digital context, being familiar with the most diverse and advanced technologies. Already very young, children seek information and like to be aware of trends. It is in this context that this research is included, which, starting from three questions, seeks to study the child consumer, evaluating how brands relate to tweens (8 to 12 years) through YouTube and youtubers, and how these children become, or not, influential of family consumption. It is through a quantitative methodology operationalized through the application of two questionnaire surveys (one directed to families and the other to the market) that it seeks to meet the objectives defined for this dissertation. The questionnaire on the perspective of families obtained 38 responses from tweens and 309 from adults. The questionnaire about the market perspective was answered by 42 marketers. The present study allowed us to conclude that youtubers clearly influence, both from the perspective of parents and marketing professionals, the behaviors of tweens and that these, in turn, also have an impact on the behaviors of parents, influencing the consumption of the household. Thus, the advantages for brands in working with youtubers are related to increased visibility and the real impact on the consumption behaviors of tweens and other household members.porBrandingMarketing infantilPerceçõesComportamento do consumidor infantilYouTubeSocial media marketingInfluencers e tweensChild marketingPerceptionsChild consumer behaviorInfluencers and tweensAs marcas e os tweens : a influência do YouTube nas crianças e como estas influenciam o consumo da famíliamaster thesis202730590