Almeida, Maria de Fátima2025-07-112025-07-112025-04-020872-556Xhttp://hdl.handle.net/10400.14/53886Partindo-se da constatação de que um estudante com diagnóstico de Dislexia raramente terá apenas Dislexia, o presente artigo de revisão descritiva da literatura pretende contribuir para uma melhor compreensão da Dislexia e das suas comorbilidades mais frequentes. A inclusão de estudantes com Dislexia e comorbilidades, nomeadamente no ensino superior, apenas é possível com informação que clarifique o que são e o que é ter estas condições. Para além de abordar o outro lado da Dislexia, que é a Disortografia, o artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a Discalculia, a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), a Perturbação Específica da Linguagem (PEL) e a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Aborda as temáticas per se e as dificuldades acrescidas que cada uma traz ao quadro, já complexo, da Dislexia. O artigo não explora a questão, controversa, da comorbilidade da Dislexia com um QI abaixo da média, embora a aflore, mas traz sugestões para futuras investigações que se foquem nesta questão que pode ser relevante para a intervenção.Starting from the observation that a student diagnosed with Dyslexia will rarely have only Dyslexia, this descriptive literature review aims to contribute to a better understanding of Dyslexia and its most frequent comorbidities. The inclusion of students with Dyslexia and comorbidities, particularly in higher education, is only possible with information that clarifies what these conditions are and what it means to live with them. In addition to discussing the other side of Dyslexia, which is Dysorthographia, the article reviews literature on Dyscalculia, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), Specific Language Impairment (SLI), and Autism Spectrum Disorder (ASD). It addresses these topics individually and the additional challenges each brings to the already complex picture of Dyslexia. The article does not delve into the controversial issue of the comorbidity of Dyslexia with below-average IQ, although it briefly touches on the subject. It also offers suggestions for future research focusing on this issue, which could be relevant for intervention.porDislexiaDislexia no ensino superiorInclusão de alunos com dislexiaComorbilidades no ensino superiorDyslexiaDyslexia in higher educationInclusion of students with dyslexiaComorbidities in higher educationPorque a dislexia pura é rara: contributo para a inclusão de estudantes com dislexia e algumas comorbilidades no ensino superiorBecause pure dyslexia is rare: contribution to the inclusion of students with dyslexia and some comorbilities in higher educationresearch article10.34632/gestaoedesenvolvimento.2025.17689