Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartBatista, Ana Margarida dos Santos2019-09-052019-09-052019-06-152019http://hdl.handle.net/10400.14/28180Num mundo de concorrência global em que vivemos, as marcas empregadoras (employer brand) são, cada vez mais, utilizadas pelas empresas como uma estratégia de criação de valor e diferenciação, para que deste modo se possam distanciar dos seus concorrentes. Começa a ser amplamente reconhecido que comunicação e employer branding em ambos os níveis, interno e externo, são pontos chaves no mundo competitivo de hoje, levando empresas a investir fortemente nestas duas áreas. A temática de employer branding tem sido alvo de estudo e alvo de evolução e desenvolvimento por parte de autores e profissionais de diferentes áreas como Recursos Humanos, Marketing e Comunicação. Durante a última década o conceito e consequente estratégia de marca empregadora, externa e interna, tem sido desenvolvida de modo a que possa ter mais visibilidade e ocupar um lugar de mais alto valor nas organizações. Numa economia com cada vez mais conhecimento, as empresas tentam prosperar incorporando novas estratégias e investindo cada vez mais nas suas pessoas e no conceito de ser sustentável. A liderança, cultura organizacional, ética organizacional, responsabilidade social corporativa ocupam também um papel de elevado valor para as organizações e as suas ações são repercutidas nos comportamentos e satisfação dos colaboradores. O presente estudo teve como objetivo principal o estudo da temática da influência do employer branding interno para o desenvolvimento de uma organização sustentável, numa perspetiva dos colaboradores da Talenter. Uma vez que a pesquisa qualitativa beneficia da pesquisa quantitativa e vice-versa, a dissertação fez uso de uma estratégia mista. A pesquisa exploratória teve como base análise documental sobre o tema na organização em estudo e duas entrevistas exploratórias para definir necessidades da empresa e para esclarecimento de dúvidas. A pesquisa primária foi realizada através de um inquérito por questionário, ao universo total dos colaboradores da Talenter, o qual obteve 64% de respostas. Através deste estudo foi possível constatar que o employer branding interno é potenciador no desenvolvimento de uma organização sustentável, na opinião dos colaboradores da Talenter. Fatores como o reconhecimento, compromisso, bem-estar, comunicação e liderança ocupam papeís visíveis para a satisfação dos colaboradores e são parte integrante do desenvolvimento da marca empregadora.In a world where business environments and trends are in a constant change of evolution, employer branding is each time more used by companies as a strategy to promote, approach, and differentiate themselves. It is beginning to be widely recognised that communication and employer branding at both levels, internal and external, are key points in today’s most competitive world driving companies to strongly invest in these areas. The employer branding thesis is a constant target of research and development by researchers and industry practitioners in areas such as Human Resources, Marketing and Communication. During the last decade, the area has been developed to have more visibility and to occupy a place of greater value for an organisation. In nowadays knowledge economy, organisations try to thrive by incorporating new strategies and investing each time more in their people and in the concept of being sustainable. Leadership, organizational culture, organizational ethics, corporate social responsibility also play a high value role for organizations and their actions are therefore impacted on employee behaviours and satisfaction. The main aim of this dissertation is to study the influence of internal employer branding for the development of sustainable organisations, by focussing solely on the employee perspective from Talenter. Since qualitative research can benefit from quantitative research and the other way around, the dissertation will use a mix method approach. The exploratory research focused on documental analysis about the topic in the organisation being studied and two interviews to define company needs and clarify any doubts. The primary research was conducted through a questionnaire for all the universe of Talenter employees, which obtained 64% of responses. Through this study, it was possible to verify that the internal employer branding is an enhancer in the development of a sustainable organization, according to Talenter employees. Factors such as recognition, commitment, well-being, communication and leadership occupy visible roles for employee satisfaction and are an integral part of the development of the employer brand.porEmployer brandingEmployer branding internoLiderançaCultura organizacionalSustentabilidadeResponsabilidade social corporativaComunicação internaInternal employer brandingLeadershipOrganisational cultureSustainabilityCorporate social responsabilityInternal communicationA influência do employer branding interno no desenvolvimento de uma organização sustentável : uma perspetiva dos colaboradores da Talentermaster thesis202263975