Amorim, SílviaCabral, IlídiaAlves, José Matias2024-06-212024-06-2120219789895309863http://hdl.handle.net/10400.14/45573O modelo de análise que será apresentado foi construído no âmbito de uma investigação cuja problemática se situou ao nível dos processos organizacionais das escolas e a sua relação com (in)sucesso escolar. Na investigação realizada foi eleito como objeto de investigação os fatores que promovem a inconsistência dos processos e dos resultados educativos. O modelo mobilizou várias dimensões de análise, desde a sala de aula ao contexto educativo. Como nas organizações escolares as diferentes variáveis se entrelaçam e se influenciam mutuamente, não existindo fronteiras rígidas a separá-las, o modelo esboçado cruzou variáveis, de uma forma dinâmica, partindo de uma pluralidade das lentes teóricas convocadas, cruzando diferentes olhares, perspetivas e teorias com vista à leitura desta realidade complexa, inscrita em múltiplas subjetividades.porFatores organizacionais(In)sucesso escolarModelo de análiseProcessos organizacionais das escolas e o (in)sucesso escolar: um modelo de análiseconference object