Alves, José Joaquim Ferreira MatiasCabral, Ilídia2017-07-142017-07-142015Matias Alves, José, Cabral, Ilídia (2015). Os demónios da avaliação: memórias de professores enquanto alunos. Estudos em Avaliação Educacional, 26 (63), 630-6620103-6831http://hdl.handle.net/10400.14/22530Este artigo parte de quarenta narrativas de professores que evocaram situações de avaliação particularmente marcantes, ocorridas no tempo em que foram alunos. Dessas quarenta, trinta e uma narrativas assumem a expressão de um abuso de poder intolerável. Nove manifestam práticas avaliativas emancipatórias. Através de uma análise dos discursos, quantificamos e qualificamos os sentidos dos abusos – humilhação, violência, discriminação, deceção, arbitrariedade – e da emancipação minoritária, procurando explicar estas práticas à luz dos tempos histórico, social, organizacional e profissional. Conclui-se que essas práticas precisam de ser combatidas e prevenidas, requerendo-se políticas e práticas mais rigorosas de acesso à profissão e o exercício de uma ação pedagógica mais interativa.porAvaliação da educaçãoAvaliação da aprendizagemMétodos de avaliaçãoViolência psicológicaOs demónios da avaliação: memórias de professores enquanto alunosjournal article10.18222/eae.v26i63.36901984-932X