Vaz, CindyCamões, AnaSousa, IsabelMartins, RosaBaptista, Isabel2024-12-182024-12-1820231646-9895http://hdl.handle.net/10400.14/47573A Pedagogia Social define-se como saber educacional que enquadra os processos de formação ao longo da vida, desenvolvidos numa perspetiva de solidariedade social, constituindo-se como o conhecimento profissional dos educadores sociais. Com base nestes pressupostos, quisemos saber em que medida ela é valorizada no âmbito da formação inicial proporcionada pelas Instituições de Ensino Superior com oferta em Educação Social. Assim, elegemos três objetivos de estudo visando identificar e caracterizar o lugar da Pedagogia Social nos planos de estudo das licenciaturas existentes em Portugal, bem como na formação dos respetivos docentes, tentando, por último, indagar sobre a perceção dos atores profissionais. Para esse efeito, optámos por uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, com recurso à consulta documental e à inquirição direta de atores. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que a Pedagogia Social é valorizada pelos atores institucionais, no que diz respeito à oferta curricular e ao perfil dos docentes.Social Pedagogy is defined as an educational knowledge that frames lifelong learning processes developed in a perspective of social solidarity, constituting the professional knowledge of social educators. Based on these assumptions, we wanted to know to what extent it is valued within the initial training provided by Higher Education Institutions with offers in Social Education. Thus, we elected three study objectives aimed at identifying and characterizing the place of Social Pedagogy in the study plans of existing undergraduate degrees in Portugal, as well as in the training of the respective teachers, trying, finally, to enquire the perception of the professional actors. To this end, we opted for a methodological approach of a qualitative nature, using document consultation and the direct questioning of actors. The analysis of the data collected allowed us to conclude that Social Pedagogy is valued by the institutional actors, with regard to the curricular offer and the profile of the teachers.porPedagogia socialEducação socialEducadores sociaisFormação inicialSaber profissionalSocial pedagogySocial educationSocial educatorsInitial trainingProfessional knowledgeEducação social em Portugal: exigências de formaçãoSocial education in Portugal - training requirementsjournal article85177841518