Baptista, Isabel2013-12-172013-12-172012BAPTISTA, Isabel - Ética e Educação Social: Interpelações de contemporaneidade. sips - Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria. ISSN 1139-1723. N.º 19 (2012), 37-491139-1723http://hdl.handle.net/10400.14/13454Detentores de um conhecimento sociopedagógico especializado e chamados a intervir prioritariamente junto de pessoas e grupos humanos em situação de privação, sofrimento e vulnerabilidade, os educadores sociais actuam como agentes privilegiados de condição humana, desempenhando um papel crucial na promoção de uma contemporaneidade mais justa e solidária. O presente texto pretende justamente evidenciar princípios de racionalidade socioeducacional congruentes com a utopia do humano em contexto de «sociedade educativa», perspectivando os desafios de profissionalidade e/ou autoridade pedagógica dos educadores sociais à luz de uma concepção ampla de ética, valorizada na sua tripla dimensão – teleológica, deontológica e prudencial. O dever de excelência que anima os processos de desenvolvimento contínuo de padrões de conduta e de disposições de carácter constitui imperativo inalienável de quem se identifica com a sua profissão e não uma imposição exterior. Neste entendimento, inscrevemos as exigências de reflexividade profissional dos educadores sociais no quadro de uma «ética de hospitalidade » assente nos valores acolhimento, responsabilidade e bondade como condição de qualificação ética e estética da acção socioeducativa.porEducação socialPedagogía socialÉticaMoralDeontologiaHospitalidadeÉtica e educação social - interpelações de contemporaneidadeEthics and social education – interpellations of contemporaneityÉtica y educación social – interpretaciones contemporáneasjournal article1989-9742