Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoVeríssimo, Inês Eusébio Ribeiro dos Santos2025-05-062025-05-062025-02-072024-09http://hdl.handle.net/10400.14/53135Com o aumento da necessidade dos utilizadores se envolverem com as plataformas digitais e o resultante aumento da produção de dados, a informação pessoal dos utilizadores encontra-se cada vez mais acessível para práticas de tratamento de dados, nomeadamente, para direcionar publicidade online comportamental, suscetíveis de causar vulnerabilidades na privacidade dos utilizadores. A presente dissertação tem o propósito de compreender a relação entre o nível de literacia, face à publicidade online comportamental, tratamento de dados e políticas de privacidade, e a adoção de comportamentos de proteção de dados e de privacidade online nos utilizadores da Internet do Barreiro, uma localidade que testemunha um envelhecimento populacional consecutivo e verifica um dos resultados mais elevados de taxa de analfabetismos e de abandono escolar face à média da Área Metropolitana de Lisboa. Dada a necessidade, cada vez mais evidente, da população se envolver com as plataformas digitais, a compreensão do nível de literacia de uma localidade com estas características torna-se imperativo para a integração digital sem comprometer os utilizadores mais vulneráveis. Para a concretização do estudo foram realizadas entrevistas exploratórias às entidades responsáveis pelos programas de literacia e inclusão digital e um inquérito por questionário a uma amostra diversificada de 273 utilizadores. O nível de literacia dos utilizadores da Internet, residentes no Barreiro, é reduzido e incompleto, uma vez que são poucos os utilizadores que compreendem o propósito da publicidade online comportamental, do tratamento de dados e das políticas de privacidade, bem como a existência e como realizar os possíveis comportamentos de proteção. Constatouse que o nível de literacia é um meio para habilitar os utilizadores na adoção e prática de comportamentos informados sobre a proteção e privacidade online e que as iniciativas de literacia digital permitem o desenvolvimento das competências pessoais dos utilizadores que se refletem no alinhamento das suas perceções e intenções comportamentais com os seus comportamentos reais, em especial, nos utilizadores mais vulneráveis.With the increased need for users to engage with digital platforms and the resulting expand of data production, users' personal information is more accessible for data treatment, namely, to target online behavioral advertising, which can cause vulnerabilities in users' privacy. The purpose of this dissertation is to understand the relationship between the level of literacy regard to online behavioral advertising, data treatment and privacy policies, and the adoption of data protection and online privacy behaviors among Internet users in Barreiro, that is witnessing a consecutive population aging and has one of the highest illiteracy and school dropout rates compared to the Lisbon Metropolitan Area average. Given the population's increasingly evident need to get involved with digital platforms, understanding the literacy level of a locality with these characteristics becomes imperative for digital integration without compromising the most vulnerable users. To carry out the study, exploratory interviews were conducted with the entities responsible for digital literacy and inclusion programs and a questionnaire survey was sent to a diverse sample of 273 users. The level of literacy of Internet users living in Barreiro is low and incomplete, since few users understand the purpose of online behavioral advertising, data treatment and privacy policies, as well as how to carry out protection behaviors. It was found that the level of literacy is a means of enabling users to adopt and practice informed behaviors about online protection and privacy, and that digital literacy initiatives enable the development of users' personal skills, which are reflected in the alignment of their perceptions and behavioral intentions with their actual behaviors, especially among the most vulnerable users.porPublicidade online comportamentalTratamento de dadosPolíticas de privacidadeLiteracia digitalProteção de privacidadeOnline behavioral advertisingData treatmentPrivacy policiesDigital literacyPrivacy protectionO nível de literacia dos utilizadores da internet face à publicidade online comportamental, tratamento de dados e políticas de privacidade : estudo de caso sobre o Barreiromaster thesis203901177