Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaCarneiro, Tatiana Filipa Gomes Alves2021-11-102021-11-102021-09-092021-06http://hdl.handle.net/10400.14/35896O presente relatório foi realizado no âmbito do 13º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, realizado na Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e reporta-se à Unidade Curricular Estágio Final e Relatório com um total de 750 horas, correspondentes a 30 ECTS. O estágio decorreu entre 21 de Setembro de 2020 e 29 de Março de 2021, numa Unidade de Cuidados na Comunidade com passagem por uma Unidade de Saúde Familiar e num Serviço Hospitalar de Internamento Pediátrico num total de 180 horas de contacto em cada contexto. É utilizada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva com recurso a pesquisa bibliográfica sistemática com o objetivo demonstrar de uma forma fundamentada a aquisição das competências em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica preconizadas pelo plano de estudos. Estruturalmente, é apresentada uma reflexão sobre o percurso profissional e o contributo do estágio anterior no desenvolvimento, de forma parcial, de algumas competências para o Estágio Final. Em ambos os contextos foram prestados cuidados de enfermagem especializados a crianças de diversas faixas etárias e suas famílias com base no modelo de parceria de cuidados, com especial enfoque na promoção do desenvolvimento infantil e da parentalidade, na comunicação adequada e eficaz com a criança e família e na minimização do impacto da hospitalização e doença crónica complexa sendo com base nisso, posteriormente apresentadas as competências adquiridas, os objetivos específicos definidos e as atividades realizadas distribuídas pelos quatro domínios de atuação do Enfermeiro Especialista: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação.This report was carried out within the scope of the 13th Master's Course in Nursing with Specialization in Child and Pediatric Health, held at the School of Nursing at the Institute of Health Sciences of Universidade Católica Portuguesa and refers to the Curricular Unit Final Internship and Report with a total of 750 hours, corresponding to 30 ECTS. The internship took place between September 21, 2020 and March 29, 2021, in a Community Care Unit with passage through a Family Health Unit and in a Pediatric Inpatient Hospital Service, in a total of 180 hours of contact in each context. A descriptive and critical-reflective methodology is used, using systematic bibliographic research, with the aim of demonstrating, in a well-founded way, the acquisition of competences in Child and Pediatric Health Nursing recommended by the study plan. Structurally, a reflection on the professional path and the contribution of the previous internship in the development, in part, of some competences for the Final Internship is presented. In both contexts, specialized nursing care was provided to children of different age groups and their families based on the care partnership model, with a special focus on promoting child development and parenting, on adequate and effective communication with the child and family and in minimizing the impact of hospitalization and complex chronic illness, with the skills acquired, the specific objectives defined and the activities carried out distributed over the four fields of activity of the Specialist Nurse being presented later: care, management, training and research.porEnfermagem pediátricaComunicaçãoDesenvolvimento infantilParceria de cuidadosParentalidadePediatric nursingCommunicationChild developmentCare partnershipParentingSer enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um percurso na aquisição de competênciasmaster thesis202781887