Festas, ConstançaNeves-Amado, JoãoBraga, ClaraVieira, Margarida2012-07-302012-07-302012-05-04FESTAS, Constança et al. - Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”. In VI Seminário Internacional de Investigação em Enfermagem, Porto, Portugal, 4-5 Maio, 2012http://hdl.handle.net/10400.14/8748Reconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de extensão destinada ao desenvolvimento de projetos. Tornou-se assim possível, desenvolver um local de ensino clínico inovador, da exclusiva responsabilidade do ICS-Porto onde é possível promover a aquisição de competências e responder às necessidades de aprendizagem dos estudantes, sustentar processos de investigação concertados, bem como o inevitável serviço às comunidades envolvidas. Apresenta-se a experiência pedagógica que tem vindo a ser desenvolvida no subprojecto “Enfermeiro na Escola” e que foi submetida à avaliação externa do programa europeu Supporting Quality Teaching in Higher Education da OCDE.porEnfermeiro na EscolaInovaçãoEnsino ClínicoInovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”lecture