Sousa, Ana Sabrina SilvaSantos, Cristina Manuela Azevedo dos2021-08-062021-08-062021-05-252021-03http://hdl.handle.net/10400.14/34494A realização do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica (na área de enfermagem à pessoa em situação crítica), tem como principal objetivo a aquisição de competências para a assistência de enfermagem avançada ao doente adulto em situação crítica. O presente relatório foi elaborado tendo por base o método descritivo/reflexivo e visa expor de forma objetiva as atividades realizadas, os temas que foram alvo de pesquisa bibliográfica, a reflexão acerca das atitudes tomadas durante o período de estágio, bem como as competências que resultaram deste processo de aprendizagem e ainda para obter o grau de Mestre em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A prestação de cuidados ao doente crítico, representou uma parte significativa de todo o percurso, onde se prestaram cuidados ao doente adulto com uma ou mais falências orgânicas, diagnosticaram-se necessidades e implementaram-se intervenções atendendo à visão global do doente. No domínio da melhoria da qualidade, salienta-se a realização do trabalho sobre comunicação em saúde de modo a reduzir falhas de comunicação na transição dos cuidados em saúde, promovendo uma cultura de segurança. O domínio da gestão compreendeu acompanhar a gestão de cuidados, dinâmica e metodologia utilizada, e o domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais centrou-se em transpor para a prática, através da pesquisa bibliográfica e outros conhecimentos adquiridos, resultados de investigação que ajudaram a fundamentar e a melhorar a prestação de cuidados, nomeadamente através da realização de uma revisão da literatura sobre o doente com neutropenia febril e os cuidados de enfermagem para a prevenção do choque sético. Considera-se que foram desenvolvidas as competências necessárias para a prestação de cuidados especializados na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, assentes na ação refletida e na prática baseada na evidência científica.The realization of the Nursing Master´s Degree with Specialization in Medical – Surgical Nursing (person in critical condition) has as main target the acquisition of skills for advanced nursing assistance to adult patient in critical condition. This report is based on the descriptive/reflective method and aims to objectively expose the activities carried out, the themes that were the subject of bibliographic research, reflection on the attitudes taken during the internship period as well as the skills that resulted from this learning process and also to obtain the Nursing Master Degree with Specialization in Medical – Surgical Nursing. The provision of care to critical patient, represented a significant part of the entire journey, where care was provided to the adult patient with one or more organic failures, needs were diagnosed and interventions were implemented, taking into account the patient’s overall vision. In the improving quality area, emphasis is placed on carrying out work on health communication in order to reduce communication gaps in the healthcare transition by promoting a safety culture. The management domain included monitoring the management of care, the dynamics and methodology used and, in the professional learning development domain, focused was paced on translating into practice, through bibliographic research and other acquired knowledge, research results that have helped to substantiate and improve the provision of care, in particular through a literature review about the patient with febrile neutropenia and nursing care for the prevention of septic shock. It is considered that the necessary competencies were developed in order to provide specialized care in the area of Medical - Surgical Nursing, based on the reflected action and the practice based on scientific evidence.porDoente críticoEnfermagem médico-cirúrgicaEspecializaçãoRelatório de estágioCritical patientMedical-surgical nursingSpecializationInternship reportRelatório de estágio : um percurso de desenvolvimento de competênciasInternship report : a skills development pathmaster thesis202743705